Que Deus a abençoe sempre tem crase?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí.

Que Deus te abençoe, ilumine e proteja sempre. Desejo que você conquiste todos os seus objetivos e realize todos os seus sonhos. Pois força de vontade pra isso você tem. O melhor é que não deve nada a ninguém, é mérito seu!

A forma correta é Deus o/a abençoe.
O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe.

Feliz aniversário e muitas bençãos de Deus! Neste dia tão especial, quero agradecer a Deus por sua vida. Agradecer pela pessoa maravilhosa que é e pela oportunidade de estar ao seu lado nestes anos abençoados. Te desejo toda alegria e realizações que só o Bom Deus pode lhe dar.

Feliz aniversário! Que Deus te abençoe e te guarde sempre, se fazendo presente em cada momento dos dias da sua vida! Feliz aniversário! Que o nosso Deus todo poderoso, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo derramem sobre a sua vida muita saúde, paz e infinitas alegrias.

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Que hoje Deus nos proteja, nos guarde e nos abençoe, pois devemos ter fé e confiar mais no Senhor, Ele é tudo e nós sem Ele não somos nada. Que Ele ilumine o nosso dia e nos livre de todo mal, Amém.

A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til.

Que Deus continue te abençoando e iluminando os seus caminhos hoje e sempre.

- A forma "Deus TE abençoe" é aceita, mas coloquial em nossa linguagem. Ela se refere à pessoa diretamente. O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa.

Tenho a satisfação de cumprimentá-lo pela passagem de seu aniversário, formulando-lhe votos de felicidade constante. Receba meu cordial abraço pela passagem de seu aniversário. Na oportunidade de seu aniversário, formulo meus sinceros votos de felicidade, aproveitando para reiterar-lhe minha amizade e estima.

Parabéns! Que o seu dia seja cheio de grandes alegrias do começo ao fim, e que o amor, o carinho e a felicidade deste dia permaneçam sempre com você. Feliz aniversário! Que a esperança, a alegria de viver, a paz e a saúde sejam dádivas renovadas em sua vida hoje e que se estendam por todo o ano.

A crase não deve ser usada nas seguintes situações:

  • antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos;
  • antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
  • antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

5 dicas abaixo para não errar mais ao empregar o sinal

  1. Nãocrase antes de substantivo masculino. ...
  2. Nãocrase diante de verbos. ...
  3. A crase deve ser usada na indicação das horas. ...
  4. O uso é facultativo diante dos pronomes de tratamento. ...
  5. Nãocrase diante diante de pronomes pessoais.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

Resposta: Só haverá crase diante do vocábulo “que” quando antes dele surgir a preposição “a” e o pronome demonstrativo “a(s)“, que poderá ser substituído por outro pronome demonstrativo (esta, essa, aquela). Veja este exemplo: – Sua camisa é idêntica à que comprei ontem.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.