Que desculpa mais esfarrapada?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

“Quebrei o meu braço enquanto lutava com uma (sim, uma) halterofilista.” “Meu uniforme está apertado demais, então não posso trabalhar.” “Algumas das minhas unhas falsas caíram, e vou ter que faltar para colocar novas no lugar.” “Meu carro não tem combustível suficiente para eu dirigir até o trabalho.”

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa".

Que se encontra em farrapos; que foi rasgado; despedaçado. [Brasil] Desprovido de lógica; sem coerência: argumento esfarrapado. Que se veste com roupas em farrapos; cujas vestes estão em frangalhos.

O hábito de inventar desculpas começa na infância.
Em casa, também são ágeis e espirituosos quando são repreendidos por negligenciar suas tarefas, evitar responsabilidades, colocar nos outros as culpas que são suas. Ninguém os confronta e, pouco a pouco, fazem da desculpa seu modo de sobrevivência.

Um pedido de desculpas sincero deixa claro que a pessoa reconheceu o seu erro e está preocupada em não repeti-lo.

Como pedir desculpas

  1. Escute as razões que deixaram a pessoa magoada.
  2. Não queira ter a razão.
  3. Tome a responsabilidade para si.
  4. Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente.
  5. Explique o que você estava pensando no momento do erro.
  6. Não culpe as circunstâncias.
  7. Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa.

A primeira coisa que você deve fazer é assumir o seu erro.

  1. Seja breve e direto. Evite dar muitas voltas. Envie uma mensagem dizendo algo como: “Sei que você ficou chateada. Mil desculpas!”
  2. Mesmo que o erro não tenha sido totalmente seu, dar o primeiro passo pode ser essencial para que vocês façam logo as pazes.

Me desculpe por tudo, meu amor. Eu te amo demais e não quero te perder. Eu sei que as minhas ações quebraram o vínculo que construímos ao longo deste tempo, mas estou te pedindo perdão porque não consigo imaginar a minha vida sem você.

Fale com alguém em quem confia.

  1. Diga algo como “Briguei com meu amigo e eu sei que estava errado. Agora quero me desculpar. ...
  2. Escute o que eles têm a dizer sobre você também. Eles talvez percebam, por exemplo, que você costuma ser meio cabeça-quente e que isso foi o motivo da briga.

Seja sucinto e sincero. Você também pode utilizar de forma cuidadosa pretextos para pedir desculpas, como uma forma de expressar que a ofensa não foi intencional, isso pode ser útil como forma de reafirmar que você se importa com a pessoa e não deseja o seu mal.

Não peça desculpas quando você repete seus erros
Isso vai ser melhor para você e para as pessoas que lhe perdoam sempre. Não diga “Desculpe” quando você continua cometendo o mesmo erro porque isso pode soar falso.

2 roto. 3 incoerente, inconsistente, incongruente. 4 andrajoso, esfrangalhado, maltrapido, maltrapilho.

es·far·ra·pa·do do

  1. Que se esfarrapou. =
  2. [ Figurado] Que não tem nexo ou lógica (ex.: desculpa esfarrapada). =
  3. Que ou quem se veste de farrapos. =

Remissão de culpas e pecados: 1 desculpa, absolvição, remissão, indulto, indulgência, escusa, misericórdia, isenção, expiação, graça, mercê, anistia, vênia, relevamento, relevação.

PIERRE LUX

"O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte.

Fique fora de vista e você não será pego.
...
Antecipe o pior cenário possível e esteja preparado para ele.

  1. Use roupas de dormir sobre suas roupas comuns. Garanta que seus pais vejam que você está vestido para dormir.
  2. Tire suas roupas de dormir quando chegar do lado de fora. ...
  3. Antes de voltar, troque suas roupas.

1 Deixar alguém à sua espera e não retornar: Disse para a namorada que ia ao banheiro, mas deu -lhe um perdido e só apareceu no dia seguinte.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Um bom pedido de desculpa não deve impor condição nenhuma.
Expressar remorso. Por exemplo, “Eu me sinto muito mal pelo que fiz ontem”. Mostrar que a pessoa assumiu a responsabilidade e reconhece o impacto que o que ela fez causou. Por exemplo, “Eu entendo que o que eu disse foi insensível e que magoou você.”

Você me magoou profundamente e me deixou na solidão. Eu não deixei de gostar de você, só cansei de me magoar. Vou aprender a me afastar de tudo que me faz mal. Eu te dei o meu amor, mas ao invés de aceitá-lo você me magoou e o jogou fora!

Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você. Depois que o momento passar, dê-se um tempo para reagir e ficar chateado.