Que dança brasileira chegou no Brasil pelos negros?

Perguntado por: ogaspar9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Um dos bailados criados, no século XIX, pelos negros escravizados, foi a "Umbigada".

A dança afro brasileira foi originada a partir da dança das tribos africanas e apresentou crescimento durante o período colonial no Brasil, quando era praticada pelos escravos. Também teve grande influência de tribos indígenas brasileiras.

O lundu era uma dança de roda sensual, que tempos depois, também com influência do jongo africano, acabou conferindo ao seu ritmo o nome de samba já que os elementos da umbigada como as síncopes e o canto responsorial africano vieram neste prevalecer (século XIX).

Entre os exemplos mais conhecidos estão o maracatu, o jongo e o samba. Cada uma dessas danças possui suas próprias características e significados, refletindo diferentes aspectos da cultura afro-brasileira.

A dança afro-brasileira é então fruto das práticas trazidas pelos escravos africanos para o Brasil e que foram reelaboradas e transformadas na América Portuguesa (MONTEIRO,2011), que em medos do século XX tomam forma e caráter cênico.

Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros. A música afro - brasileira era altamente descriminada, sendo vista como "Música para marginais" até o século XX, onde só então começou a ser melhor aceita pela população.

O samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e a capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais.

samba-reggae

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Com tambores de vários tamanhos, repiques e uma nova forma de tocar nasceu mais um gênero musical criado com a marca da cultura negra: o samba-reggae.

Dança afro-brasileira

  • Algumas danças afro-brasileiras.
  • Tambor de Crioula.
  • Maracatu.
  • Capoeira.
  • Maculelê
  • Samba de roda.

O Jongo, conhecido também como caxambu ou tambu, é uma manifestação cultural afro-brasileira, característica de comunidades negras das zonas rurais do Sudeste brasileiro.

Festas na cultura afro-brasileira
Muitas festividades populares no país também têm influência da cultura africana, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), o Bumba-meu boi, a Folia de Reis e a festa de São Benedito.

Dança Negra - é uma denominação tanto artística quanto política. Ela incita-nos a colocar o aspecto das práticas estéticas para além do continente Africano, na medida em que os povos do Norte da África, que também são africanos, têm práticas coreográficas completamente distintas das danças subsaarianas.

Samba. O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas.

A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões africanos a virem para o Brasil. Assim, foi formada a maior população de origem africana fora da África.

Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana.