Que criou a teoria Neomalthusiana?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 7 votos

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834). Ele defendia que a população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética.

Já a teoria Neomalthusiana defendia que o aumento da população e o aumento da miséria estavam associados. De acordo com essa tese, quanto mais pessoas, maior seria a pobreza. Logo, continuaria sendo necessário o controle da natalidade, mas dessa vez, com o uso de métodos contraceptivos e de políticas antinatalistas.

Karl Marx

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

Thomas Malthus

A teoria malthusiana foi publicada, pela primeira vez, no ano de 1798 pelo economista e clérigo britânico Thomas Malthus (1766-1834), e por isso recebeu esse nome.

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica.

A CRÍTICA DE MARX À TEORIA MALTHUSIANA
Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.

A maioria das críticas salienta a opção (explícita ou implícita) do neomalthusianismo pelo modelo vigente de relação entre os países ricos e pobres. Permanece controvertida a questão dos interesses internacionais envolvidos nas políticas de redução das taxas de crescimento demográfico dos países subdesenvolvidos.

A teoria reformista é uma teoria demográfica elaborada na segunda metade do século XX. É uma das principais teorias críticas ao malthusianismo. Os reformistas defendem que a pobreza e o subdesenvolvimento são as causas da elevada taxa de natalidade nos países menos desenvolvidos, e não o contrário.

b) Dentre os argumentos que contrariam a teoria neomalthusiana pode-se citar: o excedente populacional é consequência da miséria e não causa; a pressão sobre os recursos naturais se dá pela população de alto poder aquisitivo, típica de países desenvolvidos e não nos países subdesenvolvidos com elevada taxa de ...

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

A Teoria Neomalthusiana acredita que o motivo do subdesenvolvimento dos países era o aceleramento do crescimento populacional, e com isso, defendiam o uso de métodos contraceptivos. Já a Teoria Reformista, ao contrário da Neomalthusiana, acredita que a causa do crescimento da população é a miséria.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

Thomas Robert Malthus

Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, condado de Surrey, 13 ou 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um clérigo anglicano, economista e matemático, iluminista britânico, considerado o pai da demografia, por sua teoria de controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo ...