Que cores o passarinho enxerga?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Portanto, as calopsitas têm um campo de visão amplo e capaz de ver objetos na frente, atrás e acima delas, bem como interpretar a distância, forma e direção de um objeto. Isso lhes permite caçar e evitar predadores com maior eficácia.

Os pássaros não conseguem perceber a superfície do vidro por causa das qualidades de reflexão e transparência intrínsecas do vidro comum; isso quer dizer que os pássaros enxergam a paisagem e o céu refletido na superfície do vidro, ao invés de identificá-la como uma barreira.

Se você deseja atrair pássaros em tons de cinza, preto, marrom e verde, fornecer muita cobertura de camuflagem tornará seu quintal um local atraente. Os pássaros vão querer ter um lugar seguro contra predadores, e você pode projetar sua paisagem para oferecer um refúgio.

Muitas espécies de aves escolhem cavidades nas rochas para se protegerem durante a noite. Outras dormem em pé ou a boiar na água, como garças ou flamingos e patos. As vibrações de um predador através da água funcionam como um sistema de alerta. Pequenos pássaros dormem no cimo das árvores, geralmente perto do tronco.

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Durante o dia, as aves noturnas dormem nas árvores, onde ficam protegidas de predadores. Assim, elas conseguem repor as energias em segurança… para voltar a caçar durante a noite! No caso dos urutaus, por exemplo, o comportamento natural de descanso envolve permanecer imóvel por muitas horas.

O comportamento de bater o bico em vidros e espelhos ao ver a própria imagem é comum entre as aves. Assim com o tucanuçu registrado em Campinas (SP), as espécies entendem o reflexo como outro indivíduo e tentam “espantá-lo” com o bico.

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

Esta espécie também possui uma personalidade encantadora e cria laços de afeto muito rapidamente com sua família humana, o que faz dela um pássaro doméstico perfeito. É muito comum que uma calopsita bique levemente o seu tutor, demonstrando afeição e querendo dizer que se sente muito bem enquanto recebe atenção.

Essa posição reduz sua capacidade de reagir à presença de eventuais predadores. Dormir com a cabeça encolhida está associado a taxas respiratórias e metabólicas mais baixas. Ao ocultarem a cabeça, os pássaros perdem menos calor.

Aparentemente, os motivos que levam mais de 1 500 espécies de pássaros a migrarem milhares de quilômetros são simples: a busca de locais com abundância de alimentos, clima favorável e ambiente seguro para a reprodução.

Neste admirável mundo novo, os maiores inimigos das aves não são mais os predadores naturais, mas, sim, uma série de fatores decorrentes da expansão da civilização como, a destruição de habitats, a poluição dos oceanos, as torres de celular, as usinas eólicas (sim, elas também), os gatos domésticos e, um predador ...

De acordo com alguns relatos, é comum os pássaros baterem nas janelas. Isso ocorre porque eles são curiosos e querem ver o que está lá fora. É também durante o inverno que as janelas geralmente ficam cobertas de neve, o que pode torná-las mais difíceis de serem atingidas pelos pássaros.

Passarinhos preferem frutas frescas e sementes inteiras, que são mais nutritivas e saborosas. Comece oferecendo mamão e banana, além de misturas de grãos próprios para passarinhos. Basta cortar a fruta ao meio, preservando a casca, e colocá-la no comedouro com a polpa voltada para cima.

Frutas como banana, mamão, abacate e laranja atraem uma ampla gama de pássaros. Dependendo da avifauna local, um comedouro abastecido com frutas pode ser frequentado por sanhaços, saíras, tiês, sabiás, bem-te-vis, jacus, periquitos e até mesmo tucanos e araçaris.