Que cor O gato enxerga a gente?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Sim, os gatos podem ver as cores, mas não as vêem da mesma forma que a maioria dos humanos. O espectro de cores que os gatos veem é mais parecido com o de uma pessoa daltônica para vermelho-verde, o que significa que eles enxergam mais em tons de azul, amarelo e cinza.

Apesar da laranja e do limão não serem considerados tóxicos para os bichanos, os peludos não suportam esses cheiros. Não se sabe ao certo a razão para isso, porém, provavelmente, a causa tem a ver com o nariz do gato. Isso porque ele é sensível, tendo uma capacidade superior à nossa de sentir cheiros.

Já no caso dos gatos, de acordo com alguns estudos, eles reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo. Com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem perceber os detalhes dos objetos, por exemplo.

Os gatos aprendem especificamente como seus donos reagem quando fazem ruídos particulares. Então, se o gato pensa: "Eu quero tirar meu dono da outra sala", ele trabalha para vocalizar esse desejo. Eles usam aprendizagem direta. Por que alguns gatos tratam um membro humano da família de forma diferente?

Como dizer não
É importante usar sempre a mesma palavra, tom de voz e gesto. Dizer “não” sendo carinhoso confunde o bicho. Um “não” bem incisivo e um empurrãozinho leve já fazem o gato entender que não é bem-vindo no sofá. Evite agressões: o gato não as entende como castigo.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

AZUL - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. Reduz a frequência cardíaca, respiratória e pressão sanguínea, inibindo a descarga de adrenalina, e tem efeito hipnótico no sistema nervoso central.

Como eles podem caçar seus alimentos na rua e podem se entreter em outros lugares, se ele optou em permanecer na sua casa e gosta de ficar próximo de você, saiba que seu gato te escolheu como tutor. No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono.

gatos persas

Conhecido por ser o felino mais sociável de todos, os gatos persas são carinhosos, fiéis e muito calmos. Ele é o tipo de gato que com toda certeza irá trazer uma companhia super dócil e sensível para sua casa.

Os gatos contribuem com muitos benefícios para as pessoas que vivem com eles. Existem estudos que afirmam que eles têm a capacidade de nos fazer relaxar e de reduzir o estresse. Se você abraça ou dorme com o seu animal de estimação, sua pressão arterial se reduzirá.

Os gatos possuem uma energia muito especial; eles possuem a capacidade de absorver e neutralizar as energias negativas do espaço onde se encontram e das pessoas com quem (con)vivem, limpando e purificando o ambiente energético que os envolve.

Os cães e gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles. Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho.

Gatos gostam de calor
A preferência pelo calor é uma característica do comportamento do gato. Adoram um lugar quentinho e, por isso, gostam de se deitar perto de nós quando vão dormir. O calor corporal deixa o felino bem aquecido e confortável para ter uma noite de sono bem relaxante.

Dê um pouco de atenção ao gato.
Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

Não! O excesso de alimento pode levar à ingestão energética acima da necessidade, ou seja, o animal come mais do que precisa e, assim, acumula gordura, podendo desenvolver sobrepeso e obesidade.

Para um gatinho, saudade normalmente não é demonstrada tão explicitamente. Os gatos sentem falta dos donos, mas os sinais são mais sutis. Ao voltar de uma viagem, o tutor pode encontrar o bichano na porta à sua espera, se esfregando e até mesmo miando mais do que o normal.