Que cor o cachorro vê a gente?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se você se recorda das aulas de artes, deve lembrar que há três cores primárias: vermelho, verde e azul. A combinação entre elas gera todas as outras cores. Nossos receptores podem identificar todos esses tons, enquanto os cachorros só percebem vermelho e azul.

Já os cães têm apenas dois, correspondendo quase identicamente às sensibilidades de onda curta e de onda longa (azul e amarelo). Isto sugere que os cães podem ser incapazes de perceber as diferenças entre os sinais verdes, amarelos e vermelhos, informa a publicação.

A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .

Está claro para a ciência que o cachorro assiste TV e reconhece as formas representadas nela. Daí alguns pets latem quando veem outros cachorros e outros animais. Já em relação a como exatamente eles enxergam essas imagens, estudos sugerem que os cães registram as imagens mais rapidamente que seres humanos.

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Sendo assim, como é possível os bichinhos diferenciarem pessoas, uma vez que a aparência pouco importa? De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato.

Outra causa de ansiedade é quando o cachorro percebe e antecipa o momento da saída do dono, e já começa a latir quando ele está pegando a chave ou colocando o sapato. O animal percebe esses indícios e já se vê sozinho.

Os cachorros enxergam no escuro, pois têm um número maior de bastonetes, que são células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade. Enquanto os cães têm mais bastonetes, nós temos mais cones – que são as células que ajudam a reconhecer as cores. Por isso vemos mais cores que os cachorros.

Os cachorros não conseguem ver todas as cores, mas não enxergam em preto-branco. Cães vêem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.

Cães enxergam melhor de longe que de perto, já os gatos o contrário. Apesar de conseguirem ver as cores, elas apresentam-se menos vívidas quando compradas a forma vista pelos humanos e, para piorar, têm dificuldades em diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, ambos apresentam-se em variações do cinza.

Tema do momento, vacina também pode salvar a vida do seu pet
O que eu descobri depois de alguns anos é que a ideia da visão em preto e branco é errada. Na verdade, os cães são sim capazes de ver cores, mas não da mesma maneira que nós.

Aves de rapina
Aves e primatas são os grupos que percebem uma maior gama de cores. Predadores aviários, as aves de rapina possuem uma das maiores capacidades de visão na natureza, segundo o biólogo Ronaldo Morais. “Elas têm um olho que pesa o mesmo que o dos humanos, em proporção.

1º – Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Por fim, temos a rainha da visão de longo alcance, esta incrível águia européia. Assim, consegue enxergar roedores a 5 mil metros de altitude, facilitando a caça. De fato, seu foco visual é superior às demais espécies.

Os cães absorvem informações visuais pelo menos 25% mais rápido que os humanos. Isso significa que eles são ótimos na detecção de movimento! Mas eles têm mais dificuldade em identificar imagens em movimento na tela.

Embora os cães não possam ver como os seres humanos, gostam muito da luz, das cores e do som, e para eles pode ser uma estimulação mental e, assim sendo, é uma das coisas que os cachorro amam. De fato, alguns peritos afirmam que os cães gostam muito de ver televisão porque os ajuda a se distraírem e a combater o tédio.

O cão consegue sim reconhecer as imagens que passam na televisão. Por muito tempo achava-se que o cachorro era capaz de reconhecer coisas apenas pelo olfato canino, mas hoje se sabe que a visão canina também tem papel nisso. Na TV, o cachorro consegue ver as imagens associadas ao som.

O que significa quando o cachorro lambe muito o dono? Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante. Pois juntamente com o seu olfato aguçado, os cães têm papilas gustativas na língua que detectam sabores.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.