Que cor fica o teste de Covid?

Perguntado por: ecardoso8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

O teste sorológico (por exemplo, o teste rápido) precisa de uma pequena quantidade de sangue para identificar células de defesa (anticorpos) produzidas contra o novo coronavírus. Dois anticorpos importantes são: o IgM, que nos indica um contato mais recente com o vírus, e o IgG, que nos mostra um contato mais antigo.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

As linhas de evaporação não são linhas tênues, mas listras incolores. Eles aparecem quando uma pessoa espera mais do que o tempo recomendado para ler os resultados de um teste. Se o teste for exposto à umidade, a linha de evaporação poderá aparecer. As linhas de evaporação não são um sinal de gravidez.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.

Se o resultado for positivo, é necessário permanecer em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas. Aqueles que no 7º dia ainda apresentem sintomas, devem realizar a testagem.

Atualmente, temos dois tipos de testes diagnósticos para a covid-19: o RT-PCR e os testes sorológicos (que incluem os testes rápidos). Devemos realizá-los no momento certo para termos certeza que o resultado do teste é confiável: os testes rápidos devem ser realizados depois do 8º dia do início dos sintomas.

Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

Resultado reagente (positivo)
Sugere infecção pelo coronavírus. As linhas controle (C) e teste (T) aparecem coloridas. O resultado deve ser interpretado por um médico que deverá considerar alguns fatores como manifestações clínicas, tempo de início dos sintomas e outros exames confirmatórios.

Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente. É importante ressaltar que um resultado de sorologia IgG e IgM não exclui a necessidade de diagnóstico médico e análise do quadro clínico do paciente.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca).

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Além disso, o novo coronavírus causa febre e tosse seca, enquanto a gripe geralmente causa tosse carregada, com expectoração das secreções que se acumulam na traqueia, brônquios e pulmão. A diarreia também é um sintoma mais recorrente em pacientes com COVID – em especial nos infectados pela variante ômicron.

A principal forma de transmissão do Coronavírus é via contato direto, de pessoa para pessoa, através de gotículas salivares e respiratórias.

e notar que a coloração do resultado é fraca, é porque você tem uma menor quantidade do hormônio hCG, porém o resultado continua sendo positivo. Se quiser ter certeza, o teste poderá ser realizado novamente após uma semana e a cor deverá ser mais forte devido ao aumento deste hormônio em sua urina.