Que cor fica o diamante na luz negra?

Perguntado por: rhilario7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Fluorescência é a capacidade de alguns diamantes emitirem uma luz visível quando expostos a raios UV (luz negra, luz fluorescente, sol), invisíveis aos olhos humanos. Quando expostos à luz ultravioleta, essas pedras podem emitir uma luz azulada e, em alguns raros casos, uma luz amarela ou alaranjada.

Festa Neon é o tema mais pedido para festas de pré-adolescentes, adolescentes e debutantes, onde se usa as cores neon que "acendem" ao serem expostas na luz negra. As cores neon mais populares são a amarela, laranja, verde, rosa, lilás, azul e roxa, e podem ser facilmente lembradas nas famosas canetinhas marca texto.

Um feixe de luz branca que incide em uma das facetas de um diamante, sofre refração e se dispersa nas cores que a constituem. Esse efeito óptico (decomposição luminosa) ocorre porque o diamante possui um índice de refração bastante elevado para a luz, o que facilita a dispersão e a reflexão interna dos raios luminosos.

Na natureza, a maioria dos diamantes incolores tem tonalidade amarela. Quanto menos cor o diamante tiver, mais raro ele será.

Uma das características de um diamante é dispersar calor rapidamente. Então, uma das formas de identificar se a peça não é falsificação é por meio do sopro. Basta soprar perto da pedra e verificar se o aspecto embaçado demora para se desfazer. Se demorar muito, pode se tratar de uma imitação.

Para saber se a gema é uma Zircônia ou Diamante, basta apenas um simples teste: Coloque as pedras em cima de uma folha de jornal, caso você consiga ler as letras através da gema, é provável que seja uma zircônia. Outro teste a ser feito é colocar o diamante na frente da boca e soltar o ar por ela.

Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7.

A avaliaçã de pureza do diamantes é feita pelo profissional, utilizando a lupa de mão de 10X ou microscópio gemológico com lente de 10x. A quantidade, tamanho, posição e natureza das imperfeições (jaça) definem o grau de pureza do diamante.

O que brilha na luz negra, é tudo que contém fosforo, ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, alguns espécies animais como os escorpiões e alguns invertebrados, telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos e outros materiais que vão desde tintas até gel para cabelo.

Por isso, quando utilizamos camisa ou camiseta branca, por exemplo, e estamos sob uma lâmpada de luz negra, o tecido parece brilhoso. Além disso, até as unhas e dentes podem ficar brilhando, devido a sua coloração esbranquiçada.

VOCÊ SABIA? Curiosidade: A lâmpada de luz negra é feita exatamente igual a uma lâmpada fluorescente comum, só que sem a camada de fósforo - pintura branca - e é adicionado vidro preto! Só o que passa pelo vidro é um pouco da luz visível violeta, por isso que enxergamos aquele brilho roxo.

Diamante Amarelo
Sua coloração é causada por uma concentração de nitrogênio substituindo os átomos de carbono na fórmula estrutural do diamante. Com uma pequena quantidade do gás, já é possível observar tonalidades amarelas na pedra, mas quanto mais nitrogênio mais intensa será a cor.

As características de um diamante em estado natural são: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.

Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original. Quanto às pedras tingidas, elas trazem diversas imperfeições se observadas de perto.

Oficialmente classificado como “rosa arroxeado”, é o diamante mais valioso de sua tonalidade a aparecer em leilão, de acordo com a Sotheby's.