Que cor é queloide?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O queloide é uma cicatriz volumosa de cor vermelha ou escura, grande e endurecida, podendo surgir em qualquer parte do corpo que passou por algum trauma (como cortes, piercings, tatuagens, cirurgias e queimaduras).

Queloide ou cicatriz queloidiana é uma protuberância causada pelo excesso de proteína (colágeno) na pele que acontece devido a um processo demasiado de cicatrização - como se as células não soubessem o momento certo de parar de produzir um novo tecido para a pele.

Apesar de não causar danos à saúde, a queloide acaba incomodando grande parte dos pacientes que desenvolvem o problema por questões estéticas, especialmente por ser de um tom mais escuro do que a pele e mais grossa e protuberante do que o normal.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

  • Contractubex. A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. ...
  • Kelo-cote. ...
  • Cicatricure gel. ...
  • C-Kaderm. ...
  • Celacyn hidrogel.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

A queloide é uma marca que surge após um processo de cicatrização e, segundo a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, tem como características a grande espessura, endurecimento, cor avermelhada e pode apresentar coceira ou dor.

Diferentemente dos granulomas, geralmente queloides não são doloridos e se apresentam de maneira mais agressiva e disforme. Enquanto granulomas geralmente são bolinhas bem pequenas e claras, queloides costumam ser maiores e mais escuras. A essa altura, provavelmente você já sabe diferenciar um granuloma de um queloide.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

Esse excesso na produção de colágeno, aumenta o risco de desenvolver queloide, uma cicatriz alta e espessa que ultrapassa as barreiras da pele. O camarão não é o único vilão. Para se ter ideia, todos os alimentos ricos em gordura animal e gordura trans, podem piorar o quadro inflamatório.

Queloides não constituem um problema um de saúde em si, mas podem ser grandes e prejudicar a aparência. Queloides muito extensos podem causar limitação da mobilidade nas áreas do corpo que foram afetadas.

As pomadas para cicatriz queloide são uma excelente opção de tratamento, pois ajudam a disfarçar a cicatriz, além de reduzir a dor, aliviar a coceira e o desconforto. Essas pomadas e cremes podem conter sulfato de cobre e zinco, fibrinolisina ou desoximetasona, por exemplo, e devem ser prescritas por um dermatologista.

A inflamação estimula a atividade dos melanócitos, fazendo com que estas células produzam mais melanina, a proteína responsável pela cor da pele e dos cabelos. Este pigmento em excesso acaba escurecendo a cicatriz e a região ao redor desta.

Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”. Quando o local de uma cicatriz está infeccionado, o inchaço se espalha por toda a região, gerando muita dor e eventualmente liberação de pus.

Para saber se você tem esse quadro, converse com seu tatuador e faça o teste do toque - uma pequena aplicação da tinta na pele - e fique atenta se haverá alguma reação, como inchaço, coceira e vermelhidão. Se ocorrer esses sintomas, o recomendado é não fazer a tattoo.

Ele demora pelo menos 3 a 4 semanas, mas em alguns casos, pode surgir somente depois de 3 a 4 meses.

É impossível saber se terei queloide.
Não há nenhum tipo de exame capaz de prever o surgimento da queloide após uma cirurgia ou qualquer outra situação. Geralmente, a pessoa só descobre que possui tendências a desenvolver o queloide depois que sofre a lesão na pele.

Experimente a crioterapia para tratar queloides recentes.
A crioterapia diminui o problema, mas também pode escurecer a região da pele onde ele surgiu.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

É possível ter queloide no piercing? O uso de piercings está entre as principais causas do aparecimento de queloides. Isso porque a perfuração resulta em uma ferida, e com a ação natural do organismo de cicatrizar aquela lesão, a queloide – que nada mais é do que uma formação tecidual em excesso – aparece.

Quando o queloide é recente e tem um tamanho diminuto, podem ser utilizados cremes e pomadas com medicamentos corticoides para tentar reduzir ainda mais sua extensão e altura, tornar a coloração mais uniforme e combater a coceira e a dor.