Que cor é o líquido da seroma?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa.

Primeiros sintomas
Em alguns casos podem ocorrer inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local, sintomas típicos de uma inflamação e de uma infecção. Neste caso, um sinal de alerta bem importante”. Normalmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico.

Pode haver coloração avermelhada ou marrom quando o seroma estiver misturado com sangue, o que é mais comum logo após a cirurgia, e tende a ficar mais claro à medida que a cicatrização continua.

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico.

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Compressa com gelo também é uma medida que ajuda na prevenção do seroma, além de também ser um excelente anti-inflamatório local. O tratamento do seroma só é necessário quando existe um grande acúmulo de líquidos ou surge dor, pois, nos casos mais leves, o corpo é capaz de absorver o excesso de líquido.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

O tratamento do seroma geralmente é através da punção. A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor.

Seroma não costuma ter cheiro. Se está ocorrendo odor fétido, pode ter se tornado um abscesso (bactéria).

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Geralmente a secreção amarelada, desde que não haja cheiro ou febre, ou qualquer sinal de infecção, pode fazer parte da cicatrização somente.

Ela deve estar no tamanho ideal e não e uma estratégia inteligente apertar além do seu tamanho para aumentar a compressão quando for necessário. Para aumentar essa pressão, necessária principalmente quando temos seroma ou um voluma excessivo de edema, e necessário uso de espumas de alta densidade ou talas anatômicas.

Seroma pode durar quanto tempo? O seroma dura cerca de 2 semanas após a cirurgia, podendo se estender por mais alguns dias, dependendo do organismo de cada pessoa. Contudo, se a secreção durar por muito mais do que esse período, o indicado é que comunique ao seu médico para verificar o ocorrido. Geralmente é rápido.

Sintomas

  • Abaulamento local;
  • Sensação de deslocamento de líquido na região operada;
  • O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido;
  • Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

Seroma consiste em um excesso de líquido próximo a uma cicatriz cirúrgica. Esse líquido é constituído principalmente por plasma sanguíneo e linfa. Ele ocorre por a partir de uma resposta natural do corpo humano após uma cirurgia ficando retido abaixo da superfície da pele, causando um acúmulo inconveniente.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Confira 4 chás que auxiliam a cicatrização e que são super fáceis de encontrar em casas de ervas naturais ou supermercados:

  • Camomila. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

A secreção purulenta é aquela que possui uma textura mais pastosa e com cores que podem ser mais amareladas. Ela costuma ter um odor desagradável e geralmente é um sinal de infecção.

Continuar lendo Qual é a cor do seroma?