Que cor de fezes devo me preocupar?

Perguntado por: rnovais3 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico. Também deve-se atentar para o odor das fezes. Se elas são oleosas e muito malcheirosas pode haver um problema na absorção de gorduras.

As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a serem evacuadas.

marrom

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

Outro sinal de alerta para a doença é a presença de sangue nas fezes, que pode ser totalmente imperceptível, causar escurecimento das fezes somente.

Quando um paciente apresenta fezes claras e gases ou fezes claras e barriga inchada, com distensão abdominal, é necessária a realização de exame das fezes, além de outros exames complementares, como um ultrassom abdominal, para que a causa das fezes claras seja descoberta pelos médicos.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Qual tipo de fezes é saudável?

  • formato de salsicha ou banana;
  • não são ressecadas nem amolecidas;
  • proporcionam alívio imediato;
  • ocorrem mais de três vezes por semana e menos de três vezes ao dia;
  • não há presença de sangue nem coloração anormal.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

A alimentação e mudanças na dieta são as principais causas para as fezes amarelas. Portanto, se esse for o caso, não precisa se preocupar. Se as fezes não voltarem à cor normal após 2 ou 3 dias, procure um médico, pois o cocô mole e amarelo pode ter alguma outra causa, como as citadas mais abaixo.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

O sintoma mais comum é a diarreia crônica. Quando ocorre a absorção inadequada das gorduras no trato digestivo, as fezes ficam com cor clara, moles, volumosas, gordurosas e excepcionalmente fétidas. As fezes podem flutuar ou ficar grudadas ao vaso sanitário e dificilmente desaparecem quando se dá descarga.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Comer couve, espinafre, brócolis e alface é super indicado para a obtenção de ferro no nosso corpo. Mas pode acontecer de você perceber que, após sua ingestão, as fezes saíram esverdeadas. A clorofila presente nestes alimentos faz com que a cor do que eliminamos na evacuação mude.

Fezes verdes podem ter bílis, o que pode ser um sinal de que a comida está a mover-se rapidamente pelo intestino — como na diarreia. Fezes amarelas podem indicar excesso de gordura. Se tiver fezes escuras, pretas ou vermelhas, pode estar presente sangue — entre em contato com o seu médico para aconselhamento.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.