Que cor de esmalte usava nos anos 70?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os diferentes nuances de laranja, marrom, amarelo, verde e bordô, assim como os traços curvos e psicodélicos, nos remetem, de forma instantânea, à atmosfera da década de 70. Essas tonalidades são a aposta certeira para quem procura um look bem retrô!

Estilistas famosos, como Marc Jacobs, Carolina Herrera, Wagner Kallieno e André Sampaio, não pouparam na cartela de cores iluminada e elegeram principalmente o laranja, o amarelo, o verde e o rosa fluorescentes para tingir suas peças da coleção de verão.

Inicialmente, a realeza usava a cor dourada ou prateada, mas, conforme o tempo foi passando, essas cores mudaram para as cores preta e vermelha. “Registros apontam que, no século III a.C., um esmalte semelhante aos atuais foi desenvolvido na China, nos tons vermelho e metálico.

Ainda bem compridas e no formato oval, a década de 70 trouxe mais glamour às unhas com esmaltes metalizados e bem brilhantes.

Unhas da década de 1980
Se tem algo que nos faz lembrar no mesmo momento dos anos de 1980 é a esmaltação neon. Tons chamativos como o pink, o verde limão e o azul turquesa têm tudo a ver com a ousadia da moda oitentista. Para entrar no clima, aposte nos formatos quadrados e nos esmaltes vibrantes.

55% dos entrevistados disseram que as variações de vermelhos são sexy, e 26% acham as cores escuras, em geral, atraentes. Então, na hora da conquista, aposte em tons de vermelho, roxo e preto para não fazer feio.

esmalte nude

O esmalte nude tem aquele efeito curinga, ele transita entre o clássico, o tradicional e o delicado. Com ele, você sempre vai ter o aspecto de unha bem feita com o esmalte nude em mãos. Conheça mais sobre essa cor de esmalte muito especial e como usá-la no dia a dia arrasando e sem preocupação!

esmalte nude

O esmalte nude é um grande aliado das mulheres, pois combina com tudo, dando um toque elegante, chique, fino e delicado.

Bandas de rock progressivo e punk rock também ajudaram a ditar tendências. Saias, vestidos, batas, calças bocas de sino, estampas psicodélicas e muito brilho estão entre as principais referências do período.

Risqué é a marca de esmaltes mais antiga do Brasil.

As cores vibrantes como laranja, roxo, verde, vermelho e azul, eram a tendência da época. As roupas dos anos 80 eram cheias de estilo, cores e brilhos, sem medo de abusar da criatividade e combinações que faziam o look, principalmente entre os jovens da época.

Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje. Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas.

O esmalte vermelho surgiu com força total em 1932, com o surgimento da Revlon e seus pigmentos carmim. A inspiração dos criadores Charles e Joseph Rveson teria sido os lábios escarlates que estavam na moda: eles decidiram, então, combinar o batom vermelho com um esmalte na mesma cor.

O ato de pintar as unhas teve início, aproximadamente, há 3.500 a.C, quando as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta.

1975

Como surgiu? Não é difícil de entender o porquê a francesinha é tão popular. Criada em 1975, este tipo de nail art não é francesa e, sim, obra do presidente da marca de esmaltes Orly International, Jeff Pink, um empresário de Hollywood.

Por volta de 1975, o maquiador americano Jeff Pink teve a ideia de fazer unhas rosadas ou em bege claro com as pontinhas brancas. Mas isso aconteceu por conta de uma necessidade de Hollywood, viu? A ideia veio devido a reclamações de diretores de cinema.

A pioneira Marie Cobb abre o primeiro salão de manicure e cria a sua própria linha de produtos, que incluía lixas e esmaltes em vermelho e rosa.

Início dos anos 1980 (1980–83)
No início dos anos 1980, a moda se afastou do visual descuidado hippie e passou a usar o estilo disco exagerado do final dos anos 1970. As roupas esportivas eram mais populares do que os jeans durante esse período, assim como as cores mais suaves.

A ponta branquinha foi a forma que elas encontraram para esconder a sujeira das unhas, já que as condições de higiene da época eram bem precárias. Por um tempo na França, as unhas estilizadas dessa forma eram inclusive uma maneira de diferenciar as burguesas das cortesãs.

Mudança nos costumes
A década de 80 foi dos exageros. Na maquiagem, a boca ganhou tons vermelhos e rosas; os olhos, sombras fortes; e os cílios, máscaras verdes e azuis. O movimento feminista se fortaleceu e ajudou mulheres a conquistarem posições de trabalho antes restritas aos homens.