Que consequências o pecado ocasionou sobre a imagem de Deus no homem?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Mas o pecado deformou a Imago Dei de tal forma, que o homem não consegue com as suas próprias forças colocá-la em ordem. Por isso Deus decidiu restaurar a imago Dei enviando seu Filho Unigênito para comunicar ao homem um novo poder de conhecimento e amor pelas verdades eternas37.

O acesso à árvore da vida foi cortado. Eles foram banidos do Jardim do Éden. O jardim estava fechado. A humanidade herdou o pecado.

Moisés

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

A Palavra diz: "Aquele que confessa os seus pecados e deixa, alcançará misericórdia." (Provérbios 28.13.) Deus tem para você a misericórdia, a fidelidade, o perdão e o carinho. Deus quer ter o lugar dele na sua vida. Esse vazio que você tem em sua alma só Jesus pode preenchê-lo.

O pecado destrói a nossa relação, a nossa proximidade e intimidade com Deus. O pecado nos rebaixa, nos humilha e não podemos negar que nos paralisa. Deus nos quer de pé, por isso Ele quer perdoar os nossos pecados, mas precisamos nos arrepender deles.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor. Não poderíamos nos desviar nem para a direita nem para a esquerda, e onde estamos?

A desobediência terá um preço, que pode custar à própria vida e ir mais além, destruindo histórias de pessoas inocentes. Rebeldia, transgressão, violação, infração, indisciplina, revolta...

Disso resulta uma série de implicações existentes na vida do homem por consequência de tal descendência, uma vez que após o ato do pecado original a criatura humana perdeu sua natureza ordenada. Pela privação da graça, o primeiro homem se afastou do efeito do amor e da intimidade com Deus.

A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gn 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social. Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha.

Embora não possamos ver Deus, independentemente de estarmos encarnados ou não, é possível “enxergá-lo” através de suas obras. Todo efeito inteligente é produzido por uma causa igualmente inteligente; a natureza, a harmonia existente entre as constelações que povoam o universo etc.

Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Ef. 6:11–17.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas. quem os confessa e os abandona encontra. misericórdia!”

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.

Todo pecado não confessado permanece, o tempo não resolve. O tempo não purifica, o tempo não lava, o tempo não perdoa. É preciso arrependimento e confissão, um “banho” para que fiquemos limpos. Não precisamos viver com pecados não perdoados.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia” (Gálatas 5:19).

degradação da civilização e no fim da paciência divina.

O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger. Deus quer nossa obediência. Mas todos desobedecemos e precisamos da misericórdia de Deus para nos salvar do castigo.

Da mesma forma, se desobedecermos aos mandamentos de Deus, seremos afastados Dele e cairemos no cativeiro do pecado.