Que comportamentos são importantes para se tomar decisões?

Perguntado por: avarela5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Entenda o contexto: tomar uma decisão exige análise, nesse sentido, examine o contexto da sua situação, as circunstâncias, as opções que você possui, estabeleça metas e pense a respeito das consequências, negativas ou positivas que talvez você tenha que lidar por tomar certa decisão.

Quando uma pessoa pratica o seu poder de decisão, ela aumenta a sua visão sistêmica, segurança e autoconfiança, além de se tornar mais flexível e criativa perante as circunstâncias, aumentando assim, sua qualidade de vida.

Assim como é importante ter dados e informações para fazer uma análise (razão), também é importante ter autoconhecimento e inteligência emocional (emoção) para fazer a melhor escolha.Na esfera pessoal encontram-se seus valores e sua visão de mundo, que demonstram quem você é e o que pretende alcançar.

Tomada de decisão é um processo que consiste em optar por uma alternativa dentre todas as que estão disponíveis no momento. No mundo corporativo, a tomada de decisão tem relação com a escolha de um caminho que ofereça os melhores resultados, em conformidade com a estratégia e os objetivos do negócio.

O processo de tomada de decisão possui seis etapas, como a definição do objetivo, busca por dados e informações, brainstorming de soluções, escolha da melhor solução, criação de um planejamento estratégico e mensuração de resultados.

substantivo feminino Ação ou efeito de decidir; determinação. Resolução que se toma após deliberação; sentença ou juízo. [Por Extensão] Tudo aquilo que se resolveu acerca de alguma coisa; deliberação. Habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema sem indecisão; coragem ou firmeza.

A tomada de decisões pode ser afetada por muitos fatores: ansiedade, depressão, Transtornos de personalidade, crenças centrais, pensamentos e até mesmo pelas nossas emoções.

Entenda a importância do processo decisório

  1. Identifique o problema. É importante a realização de um diagnóstico da situação antes da tomada de decisão. ...
  2. Analise fatos passados. ...
  3. Planeje-se antes de tomar decisões. ...
  4. Saiba que nem tudo pode sair como planejado. ...
  5. Seja firme em suas decisões.

Determinamos essas escolhas, certas ou erradas, com bases conscientes e inconscientes, por meio de influências externas e crenças que vão desde a cultura em que estamos inseridos, passando por religião, política, economia e meio social.

Escolhas realizadas e decisões tomadas conscientemente nos permitem iniciar a vida de outra maneira, levando conosco a aprendizagem que tivemos com cada experiência. Como se déssemos um “reset” e recomeçássemos.

5 dicas de como tomar decisões eficazes

  1. 1 – Estabeleça metas de longo prazo e use-as para medir suas decisões. ...
  2. 2 – Alinhe seus objetivos com seus valores principais. ...
  3. 3 – Avalie e reavalie seus gastos. ...
  4. 4 – Entenda os impactos de suas decisões. ...
  5. 5 – Lembre-se de seu pessoal. ...
  6. 6 – Tome decisões baseadas em dados.

Quais as etapas do processo decisório?

  • Identificação do problema;
  • Diagnóstico;
  • Listar as alternativas;
  • Tomar as decisões;
  • Avaliação das decisões.

Como não ter medo de tomar decisões? Aprenda 3 maneiras de vencer

  1. Conheça o seu funcionamento. Entender como a sua mente funciona é o primeiro passo para conseguir organizá-la. ...
  2. Alimente a sua autoestima. ...
  3. Busque ajuda para criar confiança!

Pessoas indecisas pensam demais antes de uma tomar decisão, avaliando cada detalhe da situação e possível consequência antes de fazer uma escolha. Sendo assim, costumam ter dificuldade para agir no improviso. É igualmente comum que remoam suas decisões, mesmo quando trazem coisas boas, dezenas de vezes.

A nossa habilidade de fazer escolhas conscientes está localizada nas áreas de funcionamento executivo do cérebro, onde também estão as estruturas visuais, formações sob o córtex cerebral que são uma espécie de "berçário" dos pensamentos.

3 truques para influenciar as decisões das pessoas

  1. 1.Mostre-se confiante. Uma pesquisa da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, EUA, descobriu que as pessoas confiam mais naquelas que projetam confiança, mesmo se elas não têm um “histórico” profissional. ...
  2. Soe otimista. ...
  3. Mostre que você precisa de uma decisão.

A construção da liberdade de escolha, de forma responsável, é um processo que alia recursos educacionais e familiares. É algo que transpassa os limites da vivência escolar, podendo ajudar a criar relações firmes e saudáveis entre a criança, o ambiente onde ela vive e as pessoas com as quais ela interage.

As escolhas que fazemos são responsáveis por nos trazer onde estamos hoje, boas ou, mas elas servem como aprendizado para fortalecer nossas decisões futuras. Quando optamos por não fazer escolhas, quando abrimos mãos de escolher, na verdade, estamos fazendo uma opção: a de não escolher.

Assim, de acordo com esse conceito ser livre é poder escolher entre fazer ou não fazer algo, sendo a possibilidade de fazer escolhas a própria manifestação da liberdade e o colocá-la em prática a própria vontade.

Enumerar alternativas possíveis para a solução do problema; Selecionar a mais benéfica das alternativas; Implementar a alternativa escolhida; Reunir feedback para descobrir se a alternativa implementada está solucionando o problema identificado.

Gonçalves e Souza (2015) apontam que a Teoria das Decisões de Simon defende as organizações como ambientes de ações e decisões, bem como sugere que há seis elementos clássicos no processo decisório (FIGURA 4): 1) o tomador de decisão; 2) os objetivos; 3) as preferências; 4) a estratégia; 5) a situação; e, 6) o ...