Que como conjunção causal?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Se será conjunção causal quando, obviamente, indicar causa, podendo ser substituída por outra conjunção (ou locução conjuntiva) causal. Eis algumas delas: porque, porquanto, já que, visto que, como (só no início de frase), uma vez que.

Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". Na frase em questão, deduz-se que a pessoa fica melhor, se se sentar. Não encontro uma relação de causalidade entre as duas orações, isto é, vais sentir-te melhor não é a causa de senta-te.

Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que.

A conjunção “Quando” expressa a ideia de : Explicação: O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»).

Há situações cujo “que” exerce a função de conjunção de causa, comparação, concessão, consequência, explicação, finalidade, integração e tempo.

A partícula “que” foi empregada como conjunção integrante consecutiva, uma vez que, além de não fazer retomada de termo, estabelece uma consequência do fato mencionado. Sinto que devemos avaliar nossas atitudes para ver onde erramos. Nesse caso, o “que” é empregado como uma preposição acidental.

Como a própria denominação diz, serve para intensificar o termo ao qual se refere. Exemplo: Que enganados andam os homens! Neste caso não tem função na oração, serve apenas para realçar determinado termo. Exemplo: Há muito tempo que não vou à minha cidade natal.

Exemplo: Como você cresceu! A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

O que é uma conjunção:
Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

1 Fundamento que dá origem a algo; origem, proveniência. 2 Motivo que justifica algo; causa, explicação. 3 Gram Forma reduzida de conjunção causal .

adjetivo Referente a causa, ou a uma relação de causa e efeito. Gramática Que exprime a causa ou razão do que se diz: oração causal, conjunção causal.

As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

Conjunções conformativas
Segundo, como, conforme, consoante. As conjunções conformativas iniciam orações subordinadas que exprimem acordo, concordância de um fato com outro, por exemplo: Cada um colhe conforme semeia.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Obrigado. No caso apresentado, deve optar-se pela locução «como que». De acordo com o Dicionário Houaiss, a locução «como que» indica «uma certa semelhança ou proximidade». Já a locução «como se» pode referir modo (equivalente a «da mesma maneira que») ou condição hipotética (equivalente a «contanto que», «desde que»).

«De modo que» é uma locução que significa «de forma que», «de sorte que», «de maneira que»; «assim», «pois», «nessa conformidade». Exemplos: (1) «Ele falou em voz alta, de modo que fosse ouvido por todos.»

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência). Mas se a proposição fosse “choveu porque a rua está molhada”?

Continuar lendo Como causal?