Que com valor de adjetivo?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras que possuem valor de adjetivo. Exemplos: Amor de mãe - Amor maternal.

A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre antecedida por artigo, pronome adjetivo ou numeral e é sempre acentuada (quê). A decisão do tribunal teve um quê de corrupção.

PRONOME ADJETIVO
Como pronome, o QUE poderá ser interrogativo, exclamativo ou indefinido. Exemplos: Que horas são? (interrogativo) Que delícia de jantar!

Como substantivo, a palavra que exercerá as funções sintáticas próprias dessa classe de palavra (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo etc.) Seu amigo tem um certo quê de mistério. Equivale à preposição de e liga dois verbos de uma locução verbal em que o auxiliar é o verbo ter.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável. Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos. Exemplos: articulado (verbo articular), visível (verbo ser), formoso (substantivo formosura), tristonho (substantivo triste).

A palavra que será pronome relativo quando aparecer após substantivo, podendo ser substituída por o qual, a qual, os quais, as quais.

Que é um pronome relativo quando:

  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Não variam os seguintes substantivos que se tornam adjetivos pelo contexto: padrão, monstro, relâmpago, surpresa, piloto, fantasma, etc. => Todo substantivo no papel de adjetivo é invariável, ou seja, fica sempre no singular. Exemplos: Sempre fazemos festas surpresa na empresa.

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros.

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

ADVÉRBIO DE INTENSIDADE.
O “que” emprego como advérbio de intensidade é algo bastante comum na linguagem falada. Nesse caso, ele não irá modificar o substantivo, já que isso é função dos adjetivos.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.