Que colocar em naturalidade?

Perguntado por: dcaetano2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A naturalidade refere-se à cidade e o estado no qual a pessoa nasceu.
...
Exemplos de preenchimento em documentos:

  • Nome: Luiz Gonzaga Pinto da Gama.
  • Nacionalidade: Brasileiro.
  • Naturalidade: Salvador, Bahia.

Vamos desfazer a confusão. A naturalidade é a terra onde nascemos (a aldeia, vila ou cidade). A nacionalidade refere-se ao país do nascimento.

Já no caso da naturalidade, deve-se colocar o nome da cidade e Estado onde o cidadão nasceu.
...
Exemplos:

  1. Nome: Maria Silva.
  2. Nacionalidade: Brasileira.
  3. Naturalidade: Belém, Pará

O que é naturalidade? Além de significar o oposto de artificialidade, ou seja, espontaneidade, a palavra remete à terra de origem. Ser natural de um lugar é o mesmo que ter nascido naquele local.

Não é preciso colocar sua nacionalidade em um currículo se estiver escrevendo o documento do zero. Os empregadores assumem que você é brasileiro e está apto para trabalhar. É necessário apenas preencher esse campo quando encontrá-lo em um formulário com campos já predefinidos.

Em se tratando do preenchimento da nacionalidade de uma pessoa em formulários, fichas de inscrição, documentos de identificação,… as duas opções estão corretas: um homem será brasileiro e uma mulher será brasileira, tal como no estado civil um homem será solteiro e uma mulher será solteira.

Como preencher um currículo corretamente?

  1. Dados pessoais.
  2. Objetivo profissional.
  3. Experiências anteriores.
  4. Formação e capacitação.
  5. Habilidades e conhecimentos.
  6. Utilize um modelo pronto como base.
  7. Use a criatividade sem exagerar na dose.

Naturalidade significa local de origem. Refere-se ao país, cidade, estado ou região original de algo. O termo costuma aparecer em um contexto de lugar de nascimento de uma pessoa. Por exemplo: “minha naturalidade é brasileira” ou “sou natural de Salvador”.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil.

É o ato pelo qual uma pessoa adquire voluntariamente a nacionalidade brasileira, desde que atenda aos requisitos estabelecidos em lei, decreto e normas correlatas.

Nacionalidade é o vínculo que liga a pessoa ao Estado, identificando aquela como nacional deste e gerando entre ambos, a pessoa e o Estado, direitos e deveres.

Em se tratando do preenchimento da nacionalidade de uma pessoa em formulários, fichas de inscrição, documentos de identificação,… as duas opções estão corretas: um homem será brasileiro e uma mulher será brasileira, tal como no estado civil um homem será solteiro e uma mulher será solteira.

A nacionalidade se refere ao país onde uma pessoa nasceu. É a nação de origem de uma determinada pessoa ou coisa. Por exemplo, uma pessoa nascida no Brasil possui a nacionalidade brasileira, enquanto quem nasce em Portugal possui nacionalidade portuguesa.

Art. 12- São brasileiros: I – natos: c) os nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira."

Portanto, quem nasce fora do território brasileiro, sendo filho de um pai brasileiro OU de uma mãe brasileira (basta que um deles seja brasileiro), é brasileiro nato, desde que um de seus pais esteja a serviço do Brasil.