Que Cola usar para colar o deck da prancha?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Seu EVA é de altíssima qualidade, e de alta resistência ganharam uma nova cola, a melhor de todas; Cola 3M, garante que não irá descolar tão cedo da sua prancha. Para colar seu Deck, certifique-se que sua prancha esteja completamente limpa na área de colagem.

O deck é a parte em que pisamos no final da prancha e dois modelos são os mais comuns: dommie deck e flat deck. Para diferencia-los você pode se basear no tamanho, dimensões da prancha e pelo desenho da nave.

Não precisa passar parafina na prancha toda, nem nas bordas! Passar parafina nas bordas pode gerar mais atrito com a água e atrapalhar na hora de fazer manobras, então não é recomendável.

O que é um deck de madeira suspenso? Deck de madeira são tábuas em linha paralela que juntas formam um caminho ou uma estrutura. São muito utilizados em áreas externas, adjacentes a banheiras ou piscinas, sacadas, mas também são excelentes peças para a parte interna de casa, como no chuveiro do seu banheiro.

Checagem de deck é uma boa maneira de checar rapidamente se o seu deck tem problemas. Isso não é perfeito e nem pode ser, pois Clash Royale é um jogo dinâmico e sofisticado. Isso também depende de habilidade. Um jogador profissional com um deck ruim pode derrotar um jogador ruim com um bom deck.

Além de proporcionar a velocidade na água elas também são responsáveis pela estabilidade no surf. Atualmente no mercado, existem as monoquilhas, biquilhas, triquilhas e quadriquilhas.

As pranchas de surf possuem vários acessórios essenciais para que se consiga o melhor desempenho possível nas ondas, um desses acessórios é chamado de barbatana ou quilha, que se encontra fixada logo abaixo da prancha.

Elas também podem ser colocadas em uso em ondas pesadas e tubulares, ou em ondas pequenas mais ladeira, dependendo da colocação dos conjuntos de quilhas, é claro. Em dias de menores e mais ladeira, ter uma quad com as quilhas traseiras mais perto das bordas e um pouco mais para a frente realmente vai soltar a prancha.

10 minutos

Uma forma mais rápida de tirar a parafina é deixar a prancha de 5 a 10 minutos no máximo ao sol para que a parafina derreta, assim fica mais fácil fazer a retirada. Caso não tenha sol você consegue retirar da mesma forma raspando só que vai dar um pouco mais de trabalho.

Após um tempo de uso da prancha de surf, a parafina aplicada em sua superfície começa a envelhecer, ficar suja, a soltar as diversas camadas que já foram aplicadas anteriormente e não apresenta a mesma aderência de quando era nova e é aí que você deve fazer a remoção e troca da parafina.

Aquele pedacinho que parece uma cera, também conhecido como wax, é usado para dar aderência e evitar que o surfista escorregue da prancha. Ou seja, ajuda a deixar os pés estabilizados. Ela é passada em cima da prancha de surf e deve ser aplicada toda vez que o surfista entrar no mar.

De acordo com o arquiteto, se a estrutura for baixa, a até 15 cm do chão, é preciso aplicar em suas peças o verniz impregnante do tipo stain hidro-repelente, com filtro solar e ação inseticida e fungicida, ou ainda produto impermeabilizante. O mesmo vale para a parte inferior das réguas do deck.

Um deck de madeira de modelo tradicional, que seja feito a partir do uso de uma madeira maciça de qualidade, tem um preço médio de R$ 100,00 a cada m2, mas é preciso considerar também qual o tipo de madeira será usado.

Há basicamente dois tipos de decks de madeira no mercado: o deck modular e o deck tradicional, em réguas.

A limpeza do deck de PVC seria outro destaque, por ser um processo fácil, devendo ser feita com detergente neutro e água. Quanto à durabilidade, a madeira por sua vez poderia durar de 10 a 30 anos, dependendo das condições climáticas.

Cumaru

Madeira Cumaru
Altamente resistente contra as mudanças climáticas, os decks desenvolvidos com esse material suportam bastante peso e funcionam bem em ambientes úmidos, como perto de piscinas. O deck de madeira Cumaru da Madel possui tratamento antiderrapante, que garante maior segurança durante a utilização.

Se você quer uma opção mais barata, pode recorrer ao deck modular, que pode ser comprado em pequenas placas a partir de R$ 15 o módulo.

Direto e reto no assunto complexo para facilitar, certo? Apenas 1 quilha no centro da prancha. A remada é mais facilitada, mas reduz bastante a velocidade e agilidade na troca de borda.

A profundidade ou altura da quilha se refere à distância que ela se estende até a parte inferior da prancha. Uma quilha mais alta, ou seja, mais profunda na água terá mais segurança e estabilidade do que uma quilha curta.

Não existe uma padronização dos fabricantes quanto a esses tamanhos. Porem o que é levado em conta para informar o tamanho da quilha é a área dela e a indicação de peso do surfista recomendado pelo fabricante. Quando maior a base mais drive e arcos mais longos. A prancha fica mais estável porem menos solta.

Resina poliéster
É a mais empregada. Mais fácil, mais rápida de usar, e é mais econômica do que a resina epoxi, 80% das pranchas de surfe são feitas com resina poliéster.