Que cidade fez Jesus chorar?

Perguntado por: rnogueira3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O evangelho de hoje, de Lucas 19,41-44, fala que Jesus se aproximou de Jerusalém, contemplou a cidade e começou a chorar por causa dela.

RIO - Arqueólogos descobriram em Nazaré, cidade de Israel descrita como local onde Jesus passou a infância, uma casa que pode ter sido o lugar onde ele foi criado por Maria e José. A estrutura data do primeiro século e foi parcialmente construída com paredes de argamassa e pedra, apoiada numa encosta rochosa.

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos!

Nazaré 2 mil anos depois
Hoje a cidade possui cerca de 71.500 habitantes, prioritariamente árabes muçulmanos, árabes cristãos e hebreus.

Paulo servia ao Senhor com lágrimas, sofrendo perseguições, provações, mas permanecia com o coração, os olhos firmes no Senhor e ensinava a igreja aquilo que vivenciava em Cristo Jesus. Um dos livros da Bíblia em que podemos perceber tantas lágrimas é o de . choram” (Atos 30, verso 31).

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.

A cidade de Qana al Jalil, que fica a 85 quilômetros de Beirute, ao sul de Tiro, é para os libaneses o local das "Bodas de Canaã", onde Jesus Cristo realizou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho durante um casamento.

Pouco tempo depois de Jesus ter sido batizado, Ele e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná, uma vila perto de Nazaré, cidade natal de Jesus. Foi em Caná que Jesus realizou seu primeiro milagre de que temos registro.

Nazaré, Ein Karen e Belém são três locais da Galileia que estão ligados à vida de Jesus Cristo. Conheça os lugares e os testemunhos da veneração cristã que hoje ali existem. Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado.

“Quando se aproxima a tempestade final da vida de Jesus, João nos apresenta uma cena de ternura e encantamento. Maria, tomando um perfume muito caro, ungiu os pés de Jesus. Ela não colocou apenas algumas gotas, mas quebrou o frasco e a casa se encheu de perfume. Ela nos ensina a oferecer o que temos de melhor.

Diante dele até a tristeza salta de alegria
É por isso que nas traduções mais modernas lemos: “Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele” (Jó 41:22 – Nova Versão Internacional). “No seu pescoço reside a força; e diante dele salta o desespero” (Almeida Revisada Atualizada).

No episódio em que Judas entrega Jesus aos soldados, Pedro deu um grande testemunho de fé do Cristo. Mais tarde, diante de duas criadas do Palácio e de um homem simples, não consegue reconhecer Jesus e chega mesmo a negá-lo. Arrepende-se profundamente e chora copiosamente.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.