Que cheiro tem uma PPK saudável?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

Muitas vezes, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota vaginal, acaba surgindo um odor um pouco mais forte na região da vagina. Também é possível notar alterações no odor durante o ciclo menstrual, uma vez que a secreção vaginal e o fluxo que provém da descamação da parte interna do útero, se misturam.

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Algumas mulheres que estão candidiase referem um cheiro ácido do corrimento semelhante a "roupalim". Se o corrimento fica muito tempo na calcinha, pode adquirir odor fétido devido a fermentação. Por último, existem corrimentos mistos, como candidiase e vaginose que podem ter odor mais fétido.

Higiene correta e diária na região íntima
Quanto a isso não há melhor remédio de mau cheiro para as partes íntimas como uma boa higiene e cuidados diários. Para lavar a região use sabonete e água, o sabonete precisa ser do pH correspondente ao da região íntima (feminina ou masculina) para não desregular a flora.

Para saber se seu cabelo cheira mal, lave as mãos com água quente, mas sem usar sabonete. Passe os dedos pelo couro cabeludo várias vezes e, em seguida, leve ao nariz. O odor que você sentir nas pontas dos dedos será bem próximo ao que as outras pessoas sentem.

Suor, secreções vaginais naturais, sêmen, lubrificantes, enfim, são diversos os fatores que exalam cheiros durante e logo após as relações sexuais. Mas se a mulher percebe que um odor forte e incomum afeta a vagina após a transa, vale ficar atenta, pois pode se tratar de um caso de vaginose bacteriana.

Cheiro do corrimento vaginal
O corrimento típico pode ser inodoro ou ter algum cheiro, mas normalmente esse cheiro é suave e não incômodo.

A ginecologista complementa e reforça as dicas de higiene pessoal feminina: — O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água!

Qual a cor do corrimento do HPV? A infecção pelo HPV não causa corrimento vaginal.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado. Vale salientar que, na metade das mulheres que apresentam a bactéria Gardnerella vaginalsi, os sintomas não estão presentes.

As mulheres podem ter uma secreção amarelo-esverdeada, espumosa, com odor de peixe, apresentando irritação e assadura da área genital. Os homens não costumam ter sintomas, mas alguns têm uma secreção espumosa do pênis e leve dor ou desconforto durante a micção.

Corrimento branco:
Se o seu corrimento é fino, sem odor forte e entre uma cor clara até uma cor branco leitoso ou creme, não há necessidade de se estressar: são sinais positivos de que tudo está saudável e normal.

A lavagem das axilas e de outras áreas de maior suor deve ser feita principalmente durante o banho – e quem costuma ter muito cecê deve lavar com mais frequência.. “Água e sabonete são suficientes para fazer a higiene adequada.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Escove os dentes que ficam no fundo da arcada dentária, retire a escova da boca e cheire-a. Se ela estiver com um cheiro ruim, você provavelmente tem mau hálito; Esfregue a língua levemente, com uma escova de dente, e depois cheire.

É natural que o ejaculado escorra, mas não impede que engravide.

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.