Que chá posso tomar quando estou menstruada?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

"O chá de camomila atua de maneira relaxante sobre a musculatura por aumentar a síntese de glicina, um aminoácido que proporciona o relaxamento muscular e, por isso, ajuda no alívio das cólicas menstruais ao diminuir as contrações do útero", explicou Cristiane.

Chás com efeitos relaxantes também podem ser utilizados. Chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e alecrim são bons exemplos de chás com propriedades tranquilizantes. Ao mesmo tempo, evite, bebidas estimulantes como café, energéticos e bebidas açucaradas.

Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação. Entretanto, alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.

O que não pode comer menstruada?

  1. Sal em excesso. Muito presente em ultra processados e fast food em geral. ...
  2. Álcool. Beber álcool pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. ...
  3. Açúcar refinado. Quem nunca quis um docinho na hora que bate aquele mau-humor? ...
  4. Café ...
  5. Comidas picantes. ...
  6. Carboidratos. ...
  7. Carne vermelha.

Diagnóstico e tratamento da menstruação excessiva
Nos demais casos, o tratamento costuma ser feito com anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, hormônios de uso oral ou ainda com a implantação de um dispositivo intrauterino. Caso nenhum desses tratamentos tenha resultado, pode ser necessário cirurgia.

Um ciclo de menstruação com pedaços pode significar uma limpeza no organismo ou uma mudança hormonal passageira, porém, se você nunca teve um ciclo assim e repentinamente passar a ter, então é melhor conversar com o seu médico para investigar o que pode estar acontecendo por trás de todo esse sangue.

Causas do Sangramento Menstrual Intenso
Adenomiose: o crescimento anormal do revestimento uterino (endometriose) na parede muscular do útero, o que pode causar eventualmente menstruações intensas e/ou dolorosas. Miomas uterinos, pequenos tumores benignos do útero, que também podem causar sangramento menstrual intenso.

Em relação aos chás, camomila, erva-doce, hortelã, lavanda, agoniada, alecrim, algodoeiro, hortelã e dong quai são plantas que possuem efeito antiespasmódico, analgésico, relaxante, calmante e anti-inflamatório.

Chá de Funcho
A especialista explica que a planta possui substâncias como o anetol e o estragol, que apresentam ação antiespasmódica, anti-inflamatória e também analgésica, colaborando para a melhora da cólica menstrual e outros sintomas relacionados ao período menstrual, como enjoos e a má digestão.

De acordo com a pesquisa, se a pessoa sofre com cólicas severas, é importante evitar alimentos e bebidas altamente inflamatórios. São eles: Açúcar refinado. Óleo de cozinha.

Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

Maça, pêra, melão e frutas vermelhas são ótimas opções para substituir o açúcar durante os períodos em que queremos comer um doce. Elas contém todos os macro e micronutrientes para ajudar a combater as fraquezas do período menstrual.

Pode comer limão menstruada? Claro que pode! A única coisa que impede você de comer limão é ter algum tipo de alergia ou de condição no estômago.

1. Vitaminas B e D - Algumas frutas são ricas em vitaminas B e D, estas vitaminas são importantes para aliviar os sintomas menstruais. Rica em cálcio e Vitamina D a laranja reduz os efeitos da tensão pré-menstrual, equilibrando o humor. Já a banana é fonte de Vitamina B e potássio e alivia a retenção de líquidos.

Beber leite e derivados também pode ser uma boa opção devido à presença de cálcio e magnésio.