Que chá é bom para dor de urina?

Perguntado por: imedeiros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

Dicas

  1. Descanse bastante e beba muita água.
  2. Não tenha relações sexuais durante o tratamento da infecção urinária. ...
  3. Use uma almofada térmica para minimizar o desconforto. ...
  4. Tome um comprimido de ibuprofeno para aliviar a dor enquanto estiver tomando outros remédios.
  5. Beba muita água e tome os remédios prescritos pelo médico.

Beba mais água. Ao beber mais água, você mantém sua urina mais diluída, abundante, o que a fará urinar com mais frequência, limpando todo o trato urinário e, assim, eliminando impurezas e bactérias nocivas que podem causar a infecção urinária e outras doenças.

A dor ao urinar é causada principalmente por uma infecção urinária, especialmente se surgir na mulher. No entanto, também pode ser sinal de pedra nos rins, infecções sexualmente transmissíveis e, até, de câncer na bexiga.

É muito importante procurar um urologista, assim que sentir os primeiros sintomas de dor no canal da urina. Dessa forma, será possível evitar complicações mais severas e reverter o quadro inflamatório ou infeccioso o quanto antes.

Queimação ou dor durante a micção é tipicamente causada por inflamação na uretra ou bexiga. Em mulheres, uma inflamação na vagina ou na região ao redor da abertura vaginal (chamada vulvovaginite. Quando ocorre a inflamação tanto da vulva como da vagina, o distúrbio é denominado vulvovaginite.

O estudo concluiu que o consumo de água é um forte aliado no combate à infecção urinária e auxilia na prevenção da recorrência de cistite em mulheres jovens, além de ser um método mais barato do que o uso de antibióticos para conter a cistite.

Previne infecções urinárias
A água com limão tem propriedades antivirais, antibacterianas e antimicrobianas que ajudam a prevenir e combater as infecções urinárias. Beber todos os dias esta água em jejum ajuda a eliminar as bactérias prejudiciais presentes no trato urinário.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

Você só precisa misturar uma colher (sopa) de vinagre em um copo de água filtrada e beber de duas a três vezes por dia, pelo menos 20 minutos antes de cada refeição.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

Ela tem relação com o sexo devido à frequência das atividades sexuais”, afirma Ana Cristina. Quem causa esse sofrimento, na maioria das vezes, são as bactérias Escherichia coli (E. coli), responsáveis pela cistite, nome dado à infecção ou inflamação na bexiga.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Essa dor ou ardência também é conhecida como disúria, que pode ser explicada como a dificuldade de urinar e abrange sintomas semelhantes aos de inflamação ou infecção da uretra (canal por onde passa a urina quando sai da bexiga) e/ou bexiga.

Remédio caseiro para ardência na vagina
Para aliviar a ardência esporádica ou contínua - antes de obter um diagnóstico e posterior tratamento -, você pode recorrer ao banho de assento com camomila. A combinação da água morna ou quente com composição da planta medicinal pode fazer com que a ardência diminua.

Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.