Que chá é bom para desintoxicar o fígado?

Perguntado por: ozagalo3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O chá possui propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes. Além disso, pode atuar como protetor hepático, no caso da cirrose hepática, esteatose hepática e hepatite. Ingredientes: 200 a 300 ml de água.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

chá verde

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.

Os alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado costumam ser frutas e vegetais. Gorduras, alimentos ultraprocessados e frituras em excesso precisam ser eliminadas do dia a dia. Alimentos podem ajudar, mas também é possível manter o fígado em bom estado parando de fumar, praticando exercícios e tomando vacinas.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome.

Como mencionamos acima, a recomendação principal é: se você apresenta dois ou mais sintomas descritos anteriormente, procure atendimento médico. A consulta pode ser realizada com o clínico geral, que poderá fazer exames preliminares e encaminhá-lo, se necessário, a um hepatologista, especialista em doenças do fígado.

Se você quer manter seu fígado saudável, brócolis deve fazer parte dessa estratégia. Alguns estudos sugerem que brócolis pode ajudar a proteger da acumulação de gordura no fígado.

Cientistas do Reino Unido (Universidade de Southampton) comprovam os benefícios do café para o fígado. Ele atua como um agente antifibrosante diminuindo a progressão de doenças hepática como a cirrose.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Nos casos mais graves, o paciente com gordura no fígado pode apresentar icterícia, inchaço nas pernas e pés e hemorragias.

Ocasionalmente, pessoas com esteatose não-alcoólica ou fibrose (estágios mais avançados de esteatose não-alcoólica) podem sentir: Dor no canto superior direito da barriga/abdômen (sobre o lado direito inferior das costelas) Cansaço.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Alterações na cor da urina e nas fezes
Fezes mais claras ou esbranquiçadas, que em alguns casos parecem até massa de vidraceiro, significam que a bile (substância secretada pelo fígado e que atua na absorção das gorduras) não consegue atingir o intestino.

“Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!”, sugere a nutricionista.

suco de laranja

O suco de laranja é rico em vitamina C e potássio, nutrientes ótimos para quem busca manter o fígado saudável. Ambos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura no fígado, além de ajudar a reduzir problemas como inchaços e irritações no organismo.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Comer feijão verde pode ajudar a estimular e ajudar o fígado para que ele possa liberar toxinas de forma mais eficiente. O feijão verde também fornece fontes de antioxidantes, que podem reduzir a inflamação causada por toxinas.

O café reduz a fibrose em pessoas com hepatites e com esteatose – AASLD 2015. Estudo apresentado no AASLD comprova mais uma vez que o consumo de café está associado a um menor risco de desenvolver cirrose, de chegar ao câncer de fígado e obtém uma melhoria nos resultados dos exames relacionados a função hepática.

Metionina e colina, componentes ativos de Xantinon®, são nutrientes considerados essenciais para várias funções do organismo, principalmente para o metabolismo de gorduras (lipídios) e proteínas no fígado.

Podem incluir icterícia, ascite, sangramentos digestivos e vômito hemorrágico, ginecomastia e encefalopatia hepática. Se você apresenta algum desses sintomas e está pensando “quando devo procurar um hepatologista”, busque já um hepatologista.

Chá de alecrim
Além disso, esse chá para fígado possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação no fígado e a melhorar a sua função.