Que chá é bom para gases em bebê?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Simeticona ou Dimeticona
Esse processo ajuda a cessar os gases em produção. Por ser um medicamento que não é absorvido pelo organismo, não oferece risco de efeitos colaterais ou reações adversas.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Faça exercícios no bebê
Outra forma de aliviar cólica de bebê recém-nascido é realizando um exercício usando as perninhas da criança para ajudar a dissipar os gases¹. Deite o bebê de barriga para cima, segure suas perninhas e faça movimentos de dobrar e esticar, como se ele estivesse pedalando.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Chá de camomila
A camomila é uma planta conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes, que podem ajudar a acalmar o bebê e induzir o sono. Para preparar o chá, basta colocar algumas flores de camomila em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por alguns minutos.

Outra opção muito eficaz é o banho morno ou compressa morna na barriga além de enrolar o bebê em uma manta ou cobertor. tentar estabelecer uma rotina para banho, sono, passeio e outras atividades. “Não utilizar chás, trocar marcas de leite ou usar medicamentos sem a orientação do pediatra é importante.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

Às vezes de oito à meia-noite, às vezes de meia-noite às quatro, e alguns parecem que estão a postos vinte e quatro horas por dia. Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Isso significa que você deve priorizar alimentos integrais na alimentação dele, preferindo biscoitos, arroz, macarrão e pãezinhos integrais. Isso, com certeza, contribui para o processo de digestão do bebê e, consequentemente, melhora o funcionamento do intestino.

Prefira, na medida do possível, alimentos frescos e naturais. Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Melhora o sono do bebê
A camomila possui propriedades calmantes em adultos ou crianças, portanto, se a intenção é oferecer noites bem dormidas e maior tranquilidade para as horas de descanso, ministrar este chá é uma importante tática já utilizada entre vovós em tempos antigos.

Erva-doce: alivia gases e cólicas. Capim-santo: ajuda no funcionamento do intestino. Erva-cidreira: tranquiliza, alivia tosse, cólicas e gases.