Que carne pode comer quem tem pressão alta?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O consumo de carnes brancas, como peixe e frango, está entre as principais recomendações para a dieta para pressão alta e deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. As suas proteínas são fontes de macronutrientes importantes e contam com aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

Carnes gordas ou gordurosas (picanha, costela, alcatra, entre outras) também são alimentos maléficos para quem sofre de hipertensão. Neste caso, opte por carnes magras, como o patinho, a maminha, filé mignon, lagarto, músculo, coxão duro e mole.

Opções para o churrasco do hipertenso
As carnes vermelhas devem ser mais magras. Quanto aos frangos, dê preferência às partes sem pele, podendo utilizar as coxas e peito”, recomenda Amanda. Outra queridinha do churrasco é a farofa.

O consumo de carnes brancas, como peixe e frango, está entre as principais recomendações para a dieta para pressão alta e deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. As suas proteínas são fontes de macronutrientes importantes e contam com aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

COMPARTILHE: Muita gente é fã de carne vermelha, seja para consumir em churrascarias ou até mesmo em casa com aquele bifinho. Porém, quem sofre com hipertensão, como é chamada a pressão alta, deve evitar o seu consumo para não contribuir com o agravamento da doença.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

De acordo com pesquisas, um dos fatores que contribuem para a elevação de níveis de pressão é o consumo de alguns alimentos que contém potássio¹. Os cereais, como aveia e feijão, e os vegetais, como batata e beterraba, são grandes portadores desse elemento.

Para temperar as carnes, seja frango, gado, porco ou peixe, uma sugestão é utilizar o sal grosso moído. Uma dica interessante é sempre primeiramente temperar a comida com os temperos naturais e depois apenas ajustar o sabor com o sal e experimentar. Ou seja, tempere com temperos e salgue com o sal.

Leguminosas
Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.

O hipertenso deve evitar alimentos com grande quantidade de sal, como por exemplo, embutidos, salgadinhos, macarrao instantaneo, shoyo, molho pronto para salada, temperos prontos, etc.

Uma fatia de pão branco tem entre 80 e 230 miligramas. Da próxima vez que você fizer um sanduíche, escolha um pão integral, um muffin ou uma tortilha para reduzir o sódio. Você também pode comer seu sanduíche “aberto” com apenas uma fatia.

Evite carnes gordurosas, principalmente embutidos (linguiça, paio, salsicha, toicinho defumado). Evite conservas como picles, azeitona, patês e palmito e enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha. Evite carnes artificialmente salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados.

Leite integral Iogurte natural ou coalhada ou suco de fruta natural ou chá de ervas claras (camomila, erva doce, cidreira) ou chá de frutas Page 2 Achocolatado (opcional) Pão sem sal ou light em sódio Biscoito doce (exceto recheado) ou biscoito de água ou torrada levemente salgada Queijo fresco light em sódio Ricota ou ...

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

Pizzas, lasanhas e hambúrgueres congelados são alguns exemplos de produtos que além de serem ricos em sódio, também levam uma grande quantidade de gordura saturada e açúcar em sua composição, aumentando também os riscos de desenvolver problemas como aumento de colesterol e triglicérides.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL

  • Melancia. Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. ...
  • Limão. ...
  • Uva. ...
  • Cacau. ...
  • Romã