Que cargas elétricas os corpos adquirem na eletrização por contato?

Perguntado por: imata . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Neste processo, os corpos envolvidos ficam carregados com cargas de mesmo sinal e a carga do corpo que estava inicialmente eletrizado diminui. Quando os corpos envolvidos na eletrização são condutores de mesmas dimensões e mesma forma, após o contato, terão cargas de mesmo valor.

Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo carregado eletricamente, as cargas do corpo carregado passam para o neutro. Dessa forma, ambos ficam carregados com cargas iguais. No caso do exercício, como se trata de excesso de elétrons, após o contato, ambos ficarão com carga negativa.

Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons. Um corpo fica eletrizado com carga positiva quando ele perde elétrons. 1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 1018 prótons (ou elétrons).

Na eletrização por contato, tocamos um corpo qualquer com um corpo carregado. Na eletrização por atrito, atritamos dois corpos neutros de diferentes materiais e os transformarmos em dois corpos carregados de mesma carga elétrica e sinais opostos.

Existem três tipos de eletrização: contato (quando um corpo carregado eletricamente toca em outro corpo); atrito (quando dois corpos eletricamente neutros se atritram); e indução (quando um corpo neutro se aproxima de um corpo carregado e depois o segundo se conecta a um fio terra).

A eletrização por atrito acontece principalmente quando dois ou mais corpos isolantes são esfregados um contra o outro. O processo de atritar os corpos fornece energia aos elétrons desses materiais.

A eletrização por atrito está bastante presente no nosso cotidiano. Vejamos alguns exemplos: Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.

O condutor que está eletrizado é chamado indutor, ou influenciante; o condutor que se eletrizou é chamado induzido ou influenciado.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Se ligarmos um corpo condutor eletrizado negativamente à Terra, haverá escoamento de elétrons deste para ela , até que a sua carga elétrica se anule. A explicação é simples: o corpo eletrizado negativamente tem potencial negativo em relação à Terra.

Para que se realize esse tipo de eletrização, os corpos e os fios devem ser condutores, e nunca isolantes. Podemos dizer então que, se um corpo eletrizado negativamente (com excesso de elétrons) é encostado em outro, neutro, parte de seus elétrons passará para este, que também ficará eletrizado negativamente.

A carga elétrica macroscópica de um corpo surge em razão da diferença entre o número de prótons e elétrons, nesse caso dizemos que o corpo encontra-se carregado ou eletrizado. Por outro lado, quando a quantidade de elétrons e prótons for a mesma, dizemos que o corpo está neutro.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Defini-se Eletrização como o processo de um corpo retirar ou acrescentar elétrons a outro corpo neutro. Quando um corpo ganha elétrons, se diz que ele foi eletrizado negativamente, pois um número de elétrons nele é maior que o número de prótons.

III) O processo que fez com que elas adquirissem carga elétrica chama-se atrito.