Que característica permite classificar a dormideira como um ser vivo?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Algumas características permitem a definição da dormideira como um ser vivo, como: Presença de Células. Metabolismo Próprio. Capacidade de Reprodução.

Quando os sinais elétricos chegam ao pulvino, eles estimulam as células a se esvaziarem de água. Isso as faz murchar e, consequentemente, fechar a folha. Para reabri-la, a planta bombeia a água de volta para essas células, que incham novamente e fazem a folha voltar a sua posição original”, esclarecem.

A dormideira, de nome científico Mimosa pudica, é uma planta sensitiva e não carnívora. Esse pequeno arbusto cresce facilmente em qualquer tipo de solo. Quando tocadas, suas folhas se fecham imediatamente, fazendo um movimento muito curioso. Elas também fazem isso quando há muito sol, anoitece e há muito vento.

a) Nastismo, e também ocorre na dormideira (Mimosa pudica) que fecha os seus folíolos quando tocados.

Mimosa pudica, conhecida popularmente por dormideira, sensitiva, dorme-dorme, maria-fecha-a-porta ou não-me-toques (este último nome é compartilhado com outras espécies distantes que não possuem sua característica mais peculiar) é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas ( ...

A detecção de luz nas plantas envolve moléculas especiais chamadas fotorreceptores, constituídas de uma proteína ligada a um pigmento que absorve a luz, chamado cromóforo. Quando o cromóforo absorve a luz, isto provoca uma mudança na forma da proteína, alterando sua atividade e iniciando a via de sinalização.

Então, quando dizemos que as plantas estão “dormindo”, é porque elas interrompem certos processos que só fazem com a luz do sol, durante o dia. Luz e escuridão desencadeiam nas plantas mecanismos para produzir substâncias que controlam o crescimento e o desenvolvimento.

O estresse causado por fatores abióticos altera o metabolismo das plantas levando a efeitos negativos no crescimento, desenvolvimento e produtividade das plantas e ao se prolongar por mais tempo, pode levar a uma carga metabólica insuportável sobre as células, levando a uma redução do crescimento e, em casos extremos, ...

Nictinastia: esse movimento é chamado de movimento de dormir das folhas e acontece por causa das mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino (espessamento na base do pecíolo de uma folha).

Em 1729 o astrônomo francês Jean Jacques d'Ortous de Mairan fez uma descoberta importante em biologia. Ao lado da luneta que usava para observar os astros, ele mantinha um vaso com a planta Mimosa pudica, a popular sensitiva ou dormideira, que fecha suas folhas miúdas quando alguém as toca.

Um exemplo claro de movimentos násticos ocorre com a sensitiva (Mimosa pudica), uma planta que fecha seus folíolos após um pequeno toque. Outro exemplo de movimento nástico é verificado em plantas carnívoras (Dionaea sp.), que fecham suas folhas ao sentirem a movimentação ou toque de uma possível presa.

Iansã (22/11 a 21/12) - Sensitiva (Dormideira)
É outra planta usada para realizar banhos de descarrego para renovar as energias e se proteger da inveja e mau-olhado.

As dormideiras formam pequenos arbustos rasteiros com flores rosadas. Podem ser encontradas em regiões de solos pobres, calcáreos, rasos, arenosos e não se intimida com as variações de temperatura e umidade da faixa tropical do nosso continente.

A Dormideira é uma planta de fácil cultivo podendo ser plantada direto na terra, no jardim ou vaso. Pode ser plantada em local com sol direto ou indireto, porém não gosta de sol muito forte. Deve-se deixar sempre o substrato úmido, com uma rega regular.

Os movimentos vegetais ocorrem quando as plantas recebem um estímulo que pode ser de luz, água, gravidade, etc. Exemplos de vegetais realizando o fototropismo. Os vegetais não são seres vivos imóveis, eles também respondem, através de movimentos, a estímulos externos.