Que característica do solo arenoso dificulta o cultivo?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Devido à textura leve e ao reduzido teor de matéria orgânica, características que ocasionam a perda de água e nutrientes, os solos arenosos apresentam baixa fertilidade e elevada acidez, o que dificulta a agricultura.

Os solos arenosos são constituídos quase que exclusivamente por grãos de areia, ou seja, quartzo, desta maneira são pobres em nutrientes.

Os solos arenosos são, ainda, mais propensos aos processos erosivos, o que facilita a degradação do solo, dificulta sua fertilidade e favorece a perda de nutrientes. Por fim, são mais suscetíveis à perda da capacidade produtiva quando comparados aos solos de textura mais fina e em condições ambientais semelhantes.

Quando o assunto é plantio em solo arenoso, o sistema de rotação de culturas costuma ser o ideal para aproveitar o máximo da produtividade do terreno. Por exemplo, o produtor pode optar por cultivar soja no verão, enquanto planta milho e brachiaria na entressafra.

Uma boa alternativa para aumentar a fertilidade do solo arenoso é a adubação verde. Basicamente, essa ação consiste em usar plantas, que podem ser de espécies como gramíneas ou leguminosas, a fim de garantir uma proteção da área e também melhorar as condições biológicas, físicas e químicas do solo.

Deficiência em cálcio. pH ácido e baixo teor de matéria orgânica. Presença de grandes poros (macroporos) entre os grãos de areia. Dificulta a sobrevivência de plantas e organismos.

Solo arenoso: típico de regiões de clima árido. Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

A alta porosidade presente em solos arenosos possibilitará que a água passe mais facilmente entre os grãos atingindo camadas mais profundas e secando o solo bem mais rápido quando comparado com outros tipos de solo.

Em areia ou em um solo arenoso, ocorre infiltração mais rápida e pouca retenção da água devido ao espaço poroso (predomínio de macroporos), que permite a drenagem livre da água do solo. Esses solos são, por natureza, mais secos porque retém pouca água.

Solo arenoso, ou solo leve, é um tipo de solo composto predominantemente por areia – cerca de 70% de areia e 15% de argila. Em geral, ele é caracterizado por sua leveza, consistência granulosa e permeabilidade à água.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.

avaliação da acidez e toxicidade: esses são um dos principais problemas do solo argiloso. Além da má drenagem, é possível haver problemas com toxidez causada pelo alumínio, um mineral bastante nocivo ao desenvolvimento de culturas.

O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.

Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água. Comum em alguns estados da região sul e região sudeste do Brasil.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Esse tipo de solo apresenta um acúmulo de alumínio e matéria orgânica. Contudo, em termos gerais, o predomínio na sua composição é de areia. Por isso, é considerado um solo muito ácido e pobre. A camada subsuperficial desse solo arenoso pode assumir a cor avermelhada, amarelada, acinzentada ou decididamente escura.

As frutas que crescem melhor em solo arenoso são: abacate, figo, manga, laranja e tangerina. Isso se deve ao fato de que essas frutas são nativas da região da floresta tropical, onde o solo é predominantemente arenoso.

Para a FAO, entre as causas antropogênicas mais comuns da poluição do solo destacam-se: a indústria, a mineração, as atividades militares, a gestão de resíduos — incluindo o lixo tecnológico — e as águas residuais, a agricultura, a pecuária e a construção de infraestruturas urbanas e de transportes.

solos arenosos

Os solos arenosos são granulados como areia e são permeáveis à água. Geralmente, esse tipo de solo não é considerado bom para o plantio, pois, devido à sua alta permeabilidade, não concentra uma boa quantidade de nutrientes, que acabam se dispersando pelas camadas.