Que característica da pintura renascentista está presente na obra A Criação de Adão?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Sua vestimenta é representada de maneira fluida, o que permite a observação do corpo jovem e musculoso, como o de Adão. Essa maneira de representação do ser humano, valorizando a corporeidade, é característica da arte renascentista.

A composição representa uma das cenas integrantes das nove que foram retratadas do Livro de Gênesis por Michelangelo no teto da Capela Sistina. Os dedos de ambos, o de Adão e o de Deus é expressado de forma suave e forte, para dar sentido do poder da criação.

Detalhe da pintura A Criação de Adão, de Michelangelo, 1508 – 1512. Capela Sistina, Vaticano, neste afresco, o artista representou o momento em que Deus teria dado vida ao primeiro homem, adão, por meio do toque. Segundo a narrativa bíblica, porém, Deus teria dado vida ao soprar as narinas dele.

Questão C: A característica do Renascimento que pode-se perceber na fonte 2 é a valorização do homem, ou seja, o antropocentrismo.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado. O símbolo também é conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”. A “Mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita, cujos dedos possuem a mesma proporção.

Por sua característica humanista, o Renascimento trouxe a glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural. Chamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, com crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza.

O sentido da arte é explicar que Deus esta sempre lá, mas a decisão de buscá - lo é do homem. Se o homem quiser tocar em Deus, precisará esticar o dedo, mas não esticando, poderá passar uma vida inteira sem buscá - lo. A última falange do dedo de Adão contraída representa o LIVRE ARBÍTRIO.

Capela Sistina

Adão tinha pele negra, cabelo crespo e olho castanho.

Desde o início, Adão e Eva foram criados para desfrutar da criação de Deus. E, francamente, havia muito para desfrutar no jardim. O Jardim do Éden era perfeito e bonito.

O objetivo da artista é fazer com que jovens negras se sintam representadas por suas obras e, por isso, suas releituras viraram uma coleção batizada como “B.I.T.C.H”.

Assim, Michelangelo, um dos principais artistas da época, manifestou em obras sacras, os ideais deste movimento, caracterizando uma nova concepção sobre a vida humana. Até o final da Idade Média a Igreja dominava a produção do conhecimento, e Deus era o centro do universo.

A técnica do afresco consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede, em argamassa de cal, com pigmentos diluídos em água que penetram e a ele se fundem.

A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Arte renascentista: características
Antropocentrismo; Realismo; Surgimento de técnicas avançadas; Racionalidade.