Que bicho vem a linguiça?

Perguntado por: apires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

As linguiças têm dois aspectos principais: carne utilizada e processo de preparação. Junto com os temperos, a carne usada define o sabor e tem várias opções: gado, porco, galinha, carneiro e mista.

Invólucro é o material que envolve o enchimento de embutidos (salsicha, linguiça, etc.). Os invólucros naturais são feitos de tripas, isto é, a partir de intestinos de animais; os invólucros artificiais, introduzidos no início do século XX, são feitos de colágeno, celulose, e extrudados de tripas.

É retirado da área gordurosa que fica abaixo da pele da barriga: o toucinho. A carne passa por um processo de defumação antes de ser cortada em peças ou tiras finas.

Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de ...

Feita a partir da emulsão das carnes de uma ou duas espécies de animais de corte, a salsicha pode ou não conter a carne mecanicamente separada (CMS), um subproduto desses animais, que nada mais é que uma mistura feita à base de cartilagens e outras partes dos animais (carcaças de aves, bovinos e suínos).

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela. No caso, dianteiro bovino e paleta suína.

Sim. A salsicha pode ter mistura de carne de suínos, bovinos e aves, além de carne mecanicamente separada e de miúdos comestíveis --como estômago, coração, língua, rins, miolos, fígado, tendões, pele e gorduras.

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira.

A linguiça é um embutido, ou seja, peça feita com pedaços de carne, gordura, sal e especiarias (temperos como noz-moscada e pimenta). A carne pode ser de porco, aves, carneiro, bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar.

Segundo o Ministério da Agricultura, a salsicha é um produto cárneo industrializado obtido da mistura de uma ou mais espécies de carnes de diferentes animais. Além disso, ela pode ter ingredientes artificiais e ainda pode ser submetida a processos posteriores, como tingimento e defumação.

As linguiças geralmente são definidas como carnes trituradas temperadas envoltas com tripas e podem ser defumadas, curadas, fermentadas ou cozidas. São feitas com qualquer parte comestível do animal mais uma série de temperos e ingredientes que variam de acordo com a receita.

As salsichas, na sua maioria, são elaboradas com carnes suínas e de aves. Trata-se de um produto cárneo fornecedor de proteína.

É possível encontrar no mercado diferentes tipos desse alimento, e, segundo o professor Newton de Alencar, do Curso Online Produção de Embutidos, da Universidade Online de Viçosa, “as linguiças podem ser preparadas com carne de suínos, bovinos e caprinos.

Na receita, só vai carne de traseiro bovino: como a picanha, o patinho, o coxão mole, o contra-filé, a alcatra, a ponta de alcatra, a maminha. “Mistura um pouco de cada. Uma média de vinte quilos de cada e você faz uma proporção da linguiça. Mas tem também só de coxão mole, de picanha, ponta da alcatra.

As salsichas da Sadia têm cor alaranjada, são levemente defumadas e possuem textura mais firme. Já as salsichas da Perdigão têm cor avermelhada, sabor levemente adocicado e textura mais macia. O portfólio de salsichas da BRF é amplo e oferece opções para diferentes ocasiões de consumo e paladar.

Nesse caso, a salsicha leva o urucum, componente natural que tem uma cor avermelhada característica. Portanto, quando você ferve a salsicha, grande parte disso é liberado na água, deixando-a com aspecto amarelado. Mas a cor também é resultado da eliminação de gordura!

Não. A carne, cozida ou crua, não deve ser comida sem cozinhar. Há instruções específicas em cada pacote de salsicha que explica como a refeição será cozida. Consumir carne crua pode causar inúmeros riscos à saúde, que podem ofuscar quaisquer benefícios obtidos com isso.

Para que a salsicha fique no formato que conhecemos, a massa é colocada dentro de uma embalagem de celulose que, posteriormente, é retirada. Algumas são preparadas dentro de tripas reais de animais — isso mesmo, os intestinos dos animais são usados para modelar as salsichas, e elas são vendidas e servidas assim mesmo!

A linguiça calabresa é o produto obtido exclusivamente de carne suína, curado, adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa, submetida ou não ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento, sendo o processo de defumação opcional.

Tradicionalmente é preparado a base de carne bovina ou suína, com 25% de gordura, junto à especiarias. O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”.