Que bicho transmite a amebíase?

Perguntado por: rsilva . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A amebíase é uma doença infecciosa causada por um protozoário da espécie Entamoeba histolytica, este possui várias espécies, capazes de infectar vários animais, principalmente o homem e primatas não humanos (macacos). É uma doença rara em cães e em gatos, que leva ao desenvolvimento de colite amebiana.

Amebíase intestinal, disenteria amebiana. – Amebíase extraintestinal. – Amebíase hepática.

Ameba é um parasita intestinal que causa a doença infecciosa amebíase. A infecção pode ser assintomática ou acompanhada por dores no abdômen, diarreia, sangue nas fezes, gases, sensação de enfraquecimento, febre, perda de apetite e perda de peso.

A ameba Naegleria fowleri infecta o cérebro através do nariz. As autoridades dizem que beber a água não é perigoso. As infecções são quase sempre fatais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O CDC disse ainda que a ameba normalmente vive em corpos quentes de água doce, como lagos, rios e fontes termais. Também é provável que seja encontrada vivendo em sedimentos no fundo de lagos, lagoas e rios, então a agência desaconselha cavar ou mexer no solo em água doce rasa e quente.

A transmissão da amebíase ocorre pela ingestão dos cistos da ameba encontrados na água ou em alimentos contaminados. Geralmente, os cistos causadores da amebíase são encontrados nas fezes dos infectados e no solo. Ainda que seja raro, a doença pode ser transmitida pelo contato sexual sem proteção devida.

. Na disenteria amebiana, as fezes são normalmente menos frequentes e menos líquidas do que na disenteria bacilar. Caracteristicamente, contêm muco viscoso e estrias de sangue.

A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

Comparando com os resul- tados do presente estudo, a Região Norte aparece, se- gundo o DATASUS, como detentora do segundo lugar em maior número de internações por amebíase, abaixo da Região Nordeste, enquanto o Sul e o Sudeste são os que apresentam maior taxa de mortalidade pela doença.

A amebíase, também chamada de disenteria amebiana ou disenteria amébica, é uma doença parasitária causada por protozoário. O nome científico do agente causador da amebíase é Entamoeba histolytica.

A ameba se reproduz através de um simples processo de divisão celular, uma ameba de separa em duas. A espécie entamoeba pode provocar no ser humano a doença conhecida como disenteria amebiana ou amebíase – diarreia com muco de sangue.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

As pessoas adquirem a infecção ao beber água ou ingerir alimentos contaminados com fezes contendo Giardia ou ao entrar em contato com fezes de uma pessoa infectada.

E amebíase é uma infecção do trato gastrointestinal causada por Entamoeba histolytica. Giardíase é uma doença gastrointestinal que pode apresentar-se de forma assintomática ou com sintomas de diarreia, fezes aquosas, cólicas e dor no estômago que geralmente começam 1-2 semanas após infecção.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

Tipos de Amebas
As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso. Entre as parasitas, destaca-se a Entamoeba histolytica, encontrada nos intestinos de humanos e que ocasiona a Amebíase.