Que bicho tem 5 olhos?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pesquisadores do Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing da Academia Chinesa de Ciências (NIGPAS) descobriram o fóssil de um animal do gênero Kylinxia, que possuia cinco olhos e se assemelhava a um camarão.

O insetinho, chamado Xenos peckii, tem cinquenta olhinhos, cada um com mais de 100 receptores de luz. Assim, ao contrário de todos os outros insetos, o bicho pode enxergar imagens inteiras. O olho da mosca-das-frutas, como o de outros insetos, é composto de 700 olhinhos parecidos com prismas.

"É o maior olho conhecido no reino animal". Essa lula é o maior espécime já capturado da misteriosa espécie Mesonychoteuthis hamiltoni. Quando foi pega, media 8 metros e pesava quase 500 kg, mas cientistas acreditam que outros indivíduos da espécie podem chegar a 14 metros.

Trata-se de um Muntiacus ou cervos-latidores.

lampreia

O QUARTO OLHO
Até agora, o único animal vertebrado conhecido com quatro olhos era a lampreia, um tipo de peixe de corpo alongado e sem mandíbula. O fóssil analisado por Smith está em um museu da Universidade de Yale, nos EUA, e tem cerca de 49 milhões de anos de idade.

Mauricio Meirelles on Twitter: "Qual animal tem mais de 3 olhos e menos de 4? PIOLHO.

"Peixes, anfíbios, mamíferos (como os humanos)... todos têm ancestrais que tiveram um 'terceiro olho'", diz Smith. Hoje, nenhum mamífero o tem mais, mas a estrutura continua presente em animais como rãs, serpentes e alguns peixes. Outros, como tartarugas, pássaros e crocodilos já não o possuem.

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), por exemplo, é considerada o animal tem a melhor visão: consegue enxergar um roedor durante seu voo a incríveis 5 mil metros de altitude, o que lhe permite caçar das alturas e atacar a vítima, capturando-a de surpresa.

polvos

Se você já se perguntou qual animal tem 3 corações, é o polvo. Os polvos ou os polvos (ambos são tecnicamente correctos) são um dos animais mais conhecidos com múltiplos corações. Como os humanos, a maioria dos animais tem um único coração.

Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos. As borboletas podem sentir sabor com suas patas, com sensores que tem ali.

Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados. Algumas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.

Uma criatura singular
Ela se destaca também pelos seus dois olhos de tamanhos diferentes, um grande e um pequeno.

Cientistas realizaram uma descoberta curiosa, publicada no periódico eLife dia 9 de fevereiro: Cianobactérias – uma espécie de bactéria que já foi confundida com alga no passado – são, funcionalmente, o menor olho do mundo.

O olho humano é aproximadamente esférico com diâmetro em torno de 2,5 cm, e peso de 7 g. O olho pode ser considerado como um dispositivo que captura a luz e a focaliza em uma superfície de fundo (retina).

moscas

As moscas pertencem à classe dos Insetos. As características desse grupo são: divisão do corpo em cabeça, tórax e abdome e presença de 3 pares de patas. Na maioria dos casos apresentam asas.

O corpo de uma tarântula é composto de duas partes, o abdômen e o cefalotórax. São oito patas e oito olhos no total.

A visão das aranhas
Apesar de tantos olhos, a quantidade deles não é o que realmente as leva até sua presa. As maioria das aranhas não têm uma visão desenvolvida, já que ela é praticamente um sentido secundário para esses artrópodes. Possivelmente os olhos de aranha não enxergam mais do que vultos ou mudanças de luz.

Características: O peixe Quatro-Olhos é um peixe com escamas. Possui o olho dividido em partes aéreas e aquáticas. Cada olho é uma estrutura dupla, que se projeta acima da linha da água. A córnea está dividida por uma banda pigmentada horizontal em uma zona superior, fortemente convexa, e em uma zona inferior, plana.

A particularidade funciona como dois “olhos” falsos para assustar possíveis predadores. Quando o animal se sente ameaçado, ele infla o corpo dando destaque as manchas, que parecem maiores do que realmente são.