Que bicho se chama Curupira?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, caracterizado como uma entidade das matas que se manifesta na forma de um menino de cabelos compridos e vermelhos cuja característica principal são os pés virados para trás.

Montado num porco selvagem e acompanhado por muitos desses animais, o Curupira castigava os caçadores que abatiam filhotes ou fêmeas em gestação, cortavam árvores sem motivo ou causavam queimadas indiscriminadas. Quando se aproximava, vinha assoviando e batendo nas árvores, para assustar os mais medrosos.

A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. Note que ela pode ser representada por um homem ou uma mulher. Isso vai variar de acordo com a região em que a lenda é relatada.

Com a pretensão de atrair suas vítimas, o Curupira chamava os caçadores com gritos que imitam a voz humana, não contente, ele aproveitava de sua habilidade para assobiar e assim fazia sistematicamente. Através de sons e assovios agudos, ele era capaz de torturar aqueles que ousavam prejudicar a floresta.

Como protetor da vida, o Curupira também é capaz de ressuscitar os animais assassinados pelos homens. Esses poderes mágicos fazem com que ele vença a própria morte, lei inexorável da existência, e assim consiga ampliar enormemente as possibilidades de a vida florescer, mesmo nos ambientes mais acossados pelos humanos.

A lenda afirma que o Curupira vive na mata fazendo travessuras, sendo considerado o protetor das florestas.

De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o Curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. Ele gosta de sentar na sombra das mangueiras para comer os frutos e lá fica entretido ao deliciar cada manga.

Significado de Caipora
Infelicidade permanente e generalizada. adjetivo Que tem azar; infeliz em tudo que intenta; azarento, azarado. Etimologia (origem da palavra caipora). Do tupi kaa-póra.

O curupira é o personagem de uma lenda do folclore brasileiro conhecido por ter pequena estatura e perseguir aqueles que entram na floresta para destruí-la.

O curupira é um habitante nato das florestas, então, para encontrá-lo, é necessário adentrar na mata densa. Sendo assim, esse ser evita estar nos locais com grande presença humana, somente indo atrás de humanos quando eles entram na floresta para caçar ou derrubar árvores.

Resposta verificada por especialistas
A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga.

A partir dessa variação, o curupira ficou representado como um guardião da floresta, enquanto a caipora ficou representada como uma guardiã dos animais.

O Caipora, também chamado Curupira e, em algumas regiões, Caiçara, justificado pelas lendas ameríndias, é protetor da caça e guardião dos caminhos. Em maio de 1550, dizia o Padre Anchieta que o Caiçara maltratava os índios nas brenhas, com chicotadas.

Segundo a lenda, a caipora residiria no interior das florestas brasileiras e de lá protegeria os animais de caçadores. A caipora é um ser presente no folclore brasileiro, sendo conhecida como uma índia de estatura pequena e de cabelos avermelhados.

Ao contrário de algumas histórias que pintam o curupira de um demônio malvado, diz a lenda que ele tem personalidade tranqüila e que adora ficar sossegado à sombra das árvores se deliciando com o frescor do vento e o sabor de frutas como mangas e outras delícias silvestres.

Velocidade: Sobre-humano (Curupira é descrito como tendo uma velocidade superior a de um humano comum), Maior quando montado em seu javali.

Lenda do folclore brasileiro
De figura estranha, o curupira possui um volumoso cabelo vermelho. Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas.

O que é Mãe do mato:
Coisa Absurda, louca, improvável.

Uma das mais famosas personagens das lendas do folclore brasileiro, a Caipora é representada na forma de uma jovem índia de cabelos avermelhados, com orelhas pontudas e dentes esverdeados. É considerada uma das principais protetoras dos animais e da floresta, como um todo.

A lenda do Caipora é bastante evidenciada em todo o Brasil, está presente desde os indígenas, e é a partir deles que surgiu este mito.

A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos.