Que bicho que come caranguejo?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Algumas espécies são consideradas herbívoras, enquanto outras são carnívoras, alimentando-se, por exemplo, de peixes e invertebrados. Há ainda espécies onívoras e espécies carniceiras, que se alimentam de restos em decomposição.

Os predadores naturais do siri incluem enguias, trutas e alguns tubarões. O siri azul é omnívoro e consome tipicamente bivalves, anelídeos e peixes.

Caranguejos possuem um exoesqueleto resistente e endurecido com carbonato de cálcio. Assim como nos outros artrópodes, o exoesqueleto relaciona-se, entre outras funções, com a proteção desse animal contra predadores.

Os caranguejos, a depender da espécie estudada, podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Há espécies que se alimentam ainda de restos de seres vivos, sendo chamados de carniceiros, e aqueles que se alimentam de partículas alimentares depositadas sobre os sedimentos, os chamados detritívoros.

1 – Eles podem ser rabugentos
Há uma razão pela qual os cancerianos são representados pelo símbolo do caranguejo! Essas pessoas sensíveis têm tendência a ficar irritadas e melindrosas, o que às vezes pode fazer com que se retraiam para a solidão de sua concha e desprezem o mundo exterior.

“O caranguejo é extremamente útil, importante para o homem e para o meio ambiente. Ele faz a reciclagem das matérias orgânicas dos manguezais. Ele faz parte da cadeia alimentar, é altamente consumido por peixes que nós consumimos.

Ao contrário do olho humano, que só consegue olhar para uma direção de cada vez, os olhos compostos são como muitos olhinhos olhando em direções diferentes ao mesmo tempo (uma ferramenta muito útil quando você é um caranguejo tentando sobreviver no ir e vir da maré).

lateral do corpo e patas traseiras distinguem siris dos outros caranguejos. O par de patas traseiro é mais achatado e elas funcionam como nadadeiras, além de serem exclusivos de água salgada. A lateral do corpo não tem nenhuma grande saliência. Todas as patas são pontudas e podem viver em água doce quanto água salgada.

O siri costuma ser menor, e mede até 20 centímetros. O caranguejo, em geral, é maior — algumas espécies chegam a ultrapassar os 3 metros de comprimento, como o caraguejo-aranha-gigante. O siri tem, dos lados da carapaça, espinhos bem longos e afiados, enquanto o caranguejo tem o corpo mais arredondado nas laterais.

No ambiente marinho, ocupam desde sedimentos, vivendo sobre, parcial ou totalmente enterrados, até cavidades presentes nos fundos rochosos. “Algumas espécies, como o caranguejo uçá (Ucides cordatus) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), são herbívoras e se alimentam de folhas das árvores dos manguezais.

Além de ser um poderoso símbolo de proteção, o Caranguejo nos conecta com o poder da Lua, trazendo-nos sensibilidade, intuição, cura emocional e a abertura para a transformação. Na tradição chinesa, Caranguejos são símbolos de harmonia, fortuna, longevidade e saúde emocional.

O consumo do caranguejo, assim como de vários outros frutos do mar, é extremamente benéfico à saúde do ser humano – exceção feita às pessoas que possuem alergia a algum animal específico, claro. Em linhas gerais, o consumo do caranguejo fornece uma rica fonte de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, incluindo B12.

Suas garras possuem força de até 3.300 newtons, mais fortes que qualquer outro crustáceo e comparável à mordida de grandes predadores, como o leão. — As garras do caranguejo dos coqueiros podem gerar força entre 80 e 100 vezes a massa dos seus corpos — explicou Oka.

De acordo com Corlys, Engorda Caranguejo se autodenominou Príncipe Almirante da “Triarquia”, aliança entre as Cidades Livres, e seu apelido vem dos métodos punitivos contra seus inimigos, envolvendo pregar homens em estacas e deixando-os sendo devorados vivos por caranguejos.

Em seu cardápio, podem entrar animais bivalves, como amêijoas, mexilhões, mariscos e moluscos. Ele come também peixes pequenos presos em redes, crias de tartarugas, insetos marinhos e pequenos crustáceos, além de algas.

Os caranguejos possuem um sistema nervoso desenvolvido, com um cérebro composto por um agrupado de células neurais na porção anterior da cabeça. Este gânglio cerebral se conecta com os olhos e antenas do animal, captando sinais visuais e de movimentação nas correntes de água.

Os especialistas chamam de doença do caranguejo letárgico, que ataca justamente a espécie que o catador procura para vender.