Que bicho lambe sal?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

No reino animal, as vacas não são os únicos bichos que consomem sal in natura. Os elefantes também têm necessidade de ingerir a substância para se manter saudáveis.

O sal é um suplemento importante na dieta do gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo.

Os cavalos comem sal pois sentem falta do Cloreto de Sódio, que não pode ser adquirido apenas com a alimentação normal. Mas o sal não é o único mineral necessário para complementar a alimentação dos equinos!

O sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. É um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem. Quando o gado não consome os minerais em quantidade adequada, a produção de leite e carne tende a cair.

– O sal que compramos no mercado é basicamente cloreto de sódio (fornecendo Cloro e Sódio), enquanto o sal mineralizado que fornecemos aos bovinos é uma mistura de mais de uma dezena de sais e óxidos para fornecer vários elementos minerais: cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, manganês, cobre, zinco, iodo, cobalto e ...

Os touros não poderiam se irritar com a cor ser vermelha, e com nenhuma outra, pois assim como muitos outros animais, eles não enxergam cores. O que deixa o touro nervoso é aquele movimento que o toureiro faz com a capa e não a cor da capa. O movimento soa como “provocação”.

Equipe de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos consegue controlar carrapato com uma estratégia inovadora: fungo aplicado na pastagem. Pela primeira vez, formulações granulares secas do fungo Metarhizium são usadas no solo para suprimir as populações do carrapato na pastagem.

O sal proteico energético aumenta o peso do gado ao estimular um maior consumo da pastagem. Portanto, mantenha sempre seu pasto saudável para que juntos (sal proteico energético mais o pasto) promovam uma qualidade de desempenho acima da que você tem hoje. E sim, aumentar resultados de forma progressiva é possível.

O consumo do sal mineral bovino tende a ser rejeitado no começo do oferecimento ou até mesmo quando o produtor faz a troca da formulação. Ao não consumir, o gado tende a perder peso por não ter acesso aos principais nutrientes que compõem esse suplemento.

O truque de colocar uma pitada de sal no leite prolonga o tempo do vencimento para mais 3 dias, basta que você adicione uma pitada de sal na garrafa ou caixa recém-aberta. Isso acontece porque o sal promove a absorção do soro do leite, principal responsável por ele apodrecer rápido.

De maneira geral, as misturas minerais disponíveis no mercado são formuladas para um consumo entre 20 e 30 g para cada 100 kg de peso vivo. Assim, um bovino adulto com 450 kg de peso vivo, consumiria entre 90 e 135 g por dia.

“(O pecuarista) Jamais deve fornecer sal mineral de outra espécie, como gado de corte ou de leite, para equídeos.

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos.

Não! Os suplementos minerais para equinos já vêm balanceados e prontos para o consumo. Por isso, não devemos misturar o sal branco (sal de cozinha) nem outros alimentos como farelo de trigo, milho triturado ou outros no intuito de aumentar ou diminuir o consumo.

As vacas têm necessidade de consumir cloreto de sódio (sal de cozinha) e outros sais minerais para se manter saudáveis. É que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais.