Que bicho é esse Timbu?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O gambá de orelha branca, ou Timbu como é conhecido aqui na região é famoso pelo mau cheiro que provém das axilas quando ameaçado. É um tipo de marsupial, como os cangurus que possuem bolsa ventral onde se encontram as mamas, ali os embriões adentram e vivem durante parte do seu desenvolvimento, em média 4 meses.

Exímios predadores de escorpiões, os timbus podem exercer um papel ecológico importante no controle populacional destes animais em ambientes urbanos.

Também conhecido como gambá, timbú ou cassaco (Didelphis albiventris), o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Ele se adapta facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo.

Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal.

Sua alimentação é bastante variada, onívoro, comedor de insetos, cobras, frutas, roedores e aves. Se mostram bastante solitário e costumam se reunir apenas para o acasalamento duas ou três vezes ao ano para reproduzir de 10 a 20 filhotes.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

O importante é afastar animais de estimação para que não ataquem o gambá. É só deixar que siga o rumo dele, o que provavelmente vai ocorrer durante a noite. Se for necessário, é só ligar para o Setor de Fauna do IAT”, explica.

Geralmente, um gambá pode entrar numa residência em busca de algum alimento, proveniente de um lixo mal acondicionado ou sobras de ração nos comedouros de cães e gatos. Outra razão é a procura de um local tranquilo e considerado seguro, para fazer um ninho, como os forros das residências.

Confundidos erroneamente com ratos e popularmente conhecidos na Amazônia pelo nome de “Mucura”, esses animais são na verdade uma espécie de gambá. Dependendo da região do país, os gambás também são chamados de Timbú, Saruê, Micurê, Sarigué.

Agentes da Cipoma realizaram o resgate dos animais
O camaleão foi encontrado na Rua Chavantes, no bairro de Casa Amarela, já o timbu estava no edifício Solar dos Manguinhos, no bairro das Graças.

Gambá

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

Alimentação Dieta muito variada constituida de insetos, vermes, pequenas cobras, ovos de pássaros e principalmente de frutas (1/4 da sua dieta). Os filhotes recém-nascidos se alimentam de leite.

Pode ter vindo como um alerta de que algum perigo está rodeando seu caminho. Sendo assim, sonhar com um gambá correndo tem o significado em que você precise tomar cuidado a sua volta, pois alguém ou alguma coisa pode estar sendo planejada contra você.

Também conhecido como coypu ou nutria, o ratão-do-banhado é um roedor semi-aquático e herbívoro nativo da América do Sul. Parecido com um rato gigante, a nutria típica cresce de 70 a 110 cm, incluindo o rabo, e pesa até 37 kg. Durante os anos 1800, a criatura foi expulsa de grande parte de seu habitat natural.

Se você for mordido por um animal, você deve procurar seu médico ou ir imediatamente para um hospital.

O ideal, caso você encontre o animal em situação de vulnerabilidade, sejam filhotes ou às vezes uma parceria machucada com filhotes ou próprio gambá mesmo machucado adulto, deve sempre ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Ambiental que eles vão efetuar o resgate desse animal, e é muito importante ...

Qualquer pessoa que for mordida por um gambá, raposa, coiote ou morcego precisa procurar um serviço médico imediatamente, mesmo se a ferida for pequena ou não pareça estar infectada. Por se tratar de animais silvestres, não tem como ter a certeza de que o animal não está infectado.

No entanto, na época de reprodução, é comum encontrar casais de gambás que formam seus ninhos utilizando folhas e galhos secos, normalmente nos buracos das árvores ou em cantos úmidos, seguros e escuros, para favorecer a reprodução.