Que bicho é esse que fica na parede?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

São mais conhecidas como traça-de-roupa no Brasil. Essas traças vivem em casulos achatados e cinzentos, medindo cerca de 1,3 cm de comprimento. Eles são feitos com fibra de seda, partículas de areia, fiapos, fragmentos de tinta e outros detritos.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos de traças que danificam objetos diferentes: traças de roupas, de papéis e livros e de comida. Na fase larval, elas ficam em um casulo e podem ser encontradas nas paredes dos ambientes.

Entre as indicações caseiras para se eliminar o bichinho do mofo, estão as soluções à base de água sanitária, ou mesmo o uso de inseticidas.

O vinagre de cozinha, principalmente o de maçã é um grande aliado para quem deseja de livrar de mofo e ácaro. Dessa forma coloque o liquido em um spray e aplique nos cômodos da casa. A saber, o vinagre conta com ácido chamado acético, e dessa maneira ele consegue matar os fungos e bactérias.

Vinagre branco
Sua ação contra o mofo não é diferente. Além de ajudar a remover as manchas, o produto também mantém a parede limpa por mais tempo, ajudando a evitar o bolor. Para tirar mofo de parede com vinagre branco, aplique o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos.

Se a parede não tem encanamentos ou passagem de água, o problema pode ser solucionado com o uso das tintas impermeabilizantes. Mas para retirar o mofo, são necessários: solução de água sanitária, limpador de superfícies com cloro, escovas com cerdas duras e pano umedecido.

Os locais úmidos e escuros são os principais esconderijos das traças. Frestas de móveis, rodapés, cantos de parede, caixas, armários e guarnições de portas são os locais preferidos.

Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.

Devemos ficar de olho em lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar; e também é comum elas virem em caixas que trazemos das ruas. A “limpeza” é a palavra-chave, e devemos manter limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses animais.

Ferva-o por cinco minutos em uma xícara de água com 20 cravos. Em seguida, retire os cravos e adicione uma xícara de álcool. Pronto! É só colocar num borrifador e diga adeus a estes insetos.

Mesmo causando danos materiais, que podem ser significativos, as traças não apresentam risco à saúde humana. Ainda assim, a presença desses insetos em um ambiente é sinal do excesso de resíduos e poeira, o que causa extremo incômodo a pessoas com asma, alergias e rinite.

Tapetes, molduras, móveis em geral, papéis de parede, malas de viagem, todos esses itens podem esconder colônias gigantescas de percevejos. Uma das coisas que atrai percevejos é a roupa suja. Pesquisadores apontaram que o cheiro dessas peças sem lavar acaba sendo um chamariz para esses insetos.

Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar.

Lavar - lave toda a roupa de cama infestada a uma temperatura de 60ºC durante 90 minutos. Aquecer - coloque toda a roupa de cama que lavou numa secadora durante, pelo menos, 30 minutos. Aspirar - aspire a sua cama, o seu colchão e qualquer área perto do local onde encontrou percevejos de cama.

O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se colocar essas escovas de cabelos (e outros objetos contaminados) dentro da água por 10 minutos para matar o piolho. Os tratamentos mais modernos incluem sabonetes, loções e outros tipos de remédios.