Que banho tomar na gira de baiano?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Tradicionalmente, nos últimos dias do ano, baianos e turistas buscam por ervas para realizar o banho de folhas. Tipos, como a Guiné, abrem caminho e arruda fazem parte dos rituais.

Oferendas aos Guias Baianos
As oferendas aos Baianos são a base de coco, por isso eles apreciam muito a cocada e também o aipim com melaço. As campinas são os principais pontos de natureza para a entrega da oferenda.

Um dos banhos mais realizados é o de limpeza e descarrego. As ervas mais utilizadas para este caso são a arruda, o eucalipto, a sálvia, o manjericão, o cravo e o alecrim. Também é possível utilizar o sal grosso em conjunto, em alguns casos.

Para iniciar este poderoso ritual de Pomba Gira, acenda uma vela vermelha em um pires. Em seguida, acenda um incenso de rosas vermelhas, um incenso de dama da noite e um incenso de almíscar e coloque os três incensos ao lado da vela.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

Uma invenção baiana bem popular, é o capeta. Trata-se de um mix energético de frutas, bebida alcoolica e guaraná em pó.

A Linha dos Baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos Sacerdotes da Bahia e de outras regiões, tendo a Regência direta do Orixá Iansã.

O traje tipico das baianas é uma mistura da cultura no portuguesa, africana e islamica. As saias rodadas e anáguas engomadas são inspiradas no estilo das senhoras portuguesas. Já os colares e pulseiras vêm da cultura africana; os turbantes, dos negros islamizados. “Os trajes das baianas são festas culturais”.

Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras. O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.

Os baianos são considerados entidades que trabalham na Umbanda em giras próprias ou junto as falanges de boiadeiros, e não incomum em trabalhos da esquerda, junto a exus e pombagiras. São entidades alegres e que se movimentam no terreiro, ajudando em questões familiares e quebra de baixa magia.

A gira dos baianos na Umbanda
Sua experiência e fé deixam claro que lidar com os problemas pode ser mais fácil do que parece. Sempre agradecidos, bebem batidos de coco e comem comidas típicas da culinária baiana e nordestina.

Os Baianos na Umbanda – Sabedoria, magia e fundamentos
A Gira dos Baianos são sempre dotadas de muita leveza e alegria e são conhecidas por desmanchar demandas. Seus guias são sempre orientadores e sempre nos aconselham. Além da leveza, essa é uma linha com uma característica importantíssima.

O banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada. A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos.

Banhos de ervas são poderosos para limpar nossas vibrações corporais e espirituais. Esse tipo de ritual é recomendado para quem vai ou volta de um local com energias densas, pois os poderes reunidos das ervas em combinação com o sal grosso resultam de um descarrego com limpeza espiritual.

Você já experimentou o banho energético desta planta? Pois se trata de um banho de descarrego muito poderoso. E com ele, tanto o seu corpo e mente quanto seu espírito, ficam limpos e renovados.