Que baixam a testosterona?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. Ao mesmo tempo, tem pouca quantidade de gordura, o que ajuda a prevenir o aumento do colesterol e doenças associadas.

Pode-se perceber que, se o consumo é frequente, a queda na produção do hormônio também se acentua. Cigarro e álcool são outros vilões para a testosterona. A nicotina atrapalha bastante a produção do hormônio, de modo que os fumantes podem apresentar níveis até 20% menores de testosterona do que não fumantes.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

Alimentos como o abacate, as ostras, os ovos e as carnes magras como salmão, frango e porco são excelentes fontes de proteínas além de outros nutrientes como zinco, o magnésio e tantos aminoácidos essenciais que podem auxiliar na síntese de testosterona e de massa muscular.

A terapia hormonal masculina pode ser administrada por adesivos cutâneos, gel ou injeções. Além da melhora nos sintomas, benefícios como a melhora da libido, perda de peso, aumento da massa muscular e da densidade óssea também são notados. Os esteroides anabolizantes (EA) têm como função a reposição de testosterona.

Mas o fitonutriente presente na melancia que tem atraído a atenção dos cientistas é a citrulina, que tem a habilidade de relaxar os vasos sangüíneos, da mesma forma que o Viagra o faz. No organismo, a citrulina é convertida em arginina por enzimas .

Banana

Banana. A banana é rica em potássio, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade. Por isso, pode aumentar a libido masculina e ajudar na circulação, promovendo a vasodilatação, fator fundamental para o homem manter a ereção.

Tribulus terrestres é a erva extraída de regiões quentes da Europa e conhecida pela sua propriedade essencial para o organismo humano. Inclusive, a sua função fitoterápica está relacionada ao aumento de testosterona, mas o seu uso não descarta efeito colateral e o seu consumo precisa de prescrição médica.

Alho estimula ganho de massa magra
Essa propriedade do alho está diretamente ligada ao efeito do bulbo sobre a produção de testosterona. Em um estudo recente, dois grupos de ratos foram submetidos a uma dieta com alto teor de proteína (similar àquela seguida pelos fisiculturistas).

Vitamina C - O ácido ascórbico reduz as quantidades de cortisol no corpo. Este hormônio do estresse diminui a produção de testosterona. Por isto, capriche no consumo de frutas cítricas e vegetais ricos em vitamina C, que além de tudo irá desinflamar a próstata, protegendo-a contra o câncer.

Riscos para a saúde e complicações
O uso da testosterona em quantidades inadequadas e sem indicação médica é bastante arriscado para a saúde. Em excesso, o hormônio altera o organismo de forma geral.

A reposição hormonal é recomendada quando a testosterona apresenta níveis abaixo da normalidade, ou seja, taxa abaixo de 350 ng/dL. Essa dosagem é encontrada a partir de um exame laboratorial de sangue.