Que atriz brasileira concorreu ao Oscar em 99?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O anúncio dos indicados ao Oscar ontem, às 11h38 (horário de Brasília) em Los Angeles, trouxe uma surpresa aos brasileiros: a indicação de Fernanda Montenegro como melhor atriz por sua atuação em "Central do Brasil", que também foi indicado a melhor filme estrangeiro.

Cinco nomes estão no páreo pelo prêmio de melhor atriz: Cate Blanchett concorre pela atuação em “Tár”; Ana de Armas, pelo filme “Blonde”; Andrea Riseborough (“To Leslie”); Michelle Williams (“Os Fabelmans”); e Michele Yeoh (“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”).

Cabe ressaltar que, apesar de quatro coproduções brasileiras já terem conquistado a estatueta do Oscar, nenhum dos prêmios foi creditado à brasileiros.

Trata-se de Orfeu Negro, vencedor da estatueta de Melhor Filme Internacional em 1960.

Em 1993, mais um caso difícil de classificar. Luciana Arrighi ganhou um Oscar de melhor direção de arte, que hoje equivale ao prêmio de design e produção, por "Retorno a Howards End". Filha de um diplomata italiano, a artista nasceu no Rio de Janeiro, mas deixou o Brasil com dois anos.

2021: 380000 R$ per month.

Pôster oficial da cerimônia. Shakespeare in Love venceu sete categorias, incluindo a conquista de melhor filme. Destacaram-se também Saving Private Ryan com cinco prêmios e La vita è bella com duas estatuetas.

"A Fernanda é um ícone da cultura brasileira. Então, ela representa exatamente não só o teatro, mas uma cultura brasileira que ela reproduz em cena. E a academia quer isso, quer ampliar cada vez mais a sua representatividade na sociedade e nas artes", afirmou Merval Pereira, presidente da ABL.

Tatum O'Neal

Tatum O'Neal tinha 10 anos quando conquistou a estatueta dourada por 'Lua de Papel' (1973) A atriz Tatum O'Neal, a mais jovem a vencer o Oscar, revelou ter ficado em coma após sofrer uma overdose em 2020.

Marlee Matlin tornou-se a mais jovem vencedora na categoria de melhor atriz, por Children of a Lesser God (1986). Cher venceu pelo desempenho em Moonstruck (1987). Jodie Foster conquistou duas estatuetas: The Accused (1988) e The Silence of the Lambs (1991).

Katharine Hepburn

Dos sete, apenas Nicholson, Streep, Day-Lewis e McDormand ainda estão vivos. Katharine Hepburn ganhou quatro Oscars (todos de melhor atriz), mais do que qualquer outro ator ou atriz na história do prêmio. A única restrição é que os atores não podem receber várias indicações pelo mesmo desempenho.

Até hoje, 29 atores (somando-se 35 indicações) disputaram o Oscar por atuações em língua não-inglesa e apenas seis deles venceram o prêmio.

Oficialmente, o Brasil nunca ganhou um Oscar mas já chegou perto algumas vezes, tendo várias produções indicadas. Nomes como Ary Barroso, Carlinhos Brown, Fernanda Montenegro e o filme Cidade de Deus são alguns que já concorreram a categorias da premiação.

Titanic” (1997)

“Titanic” (1997)
Campeão de bilheteria e também de premiações, este clássico do cinema foi o grande campeão do Oscar no ano em que concorreu. Com 14 indicações, o filme faturou 11 prêmios, o maior número até hoje para um único filme.

Um dos fatores que contribuem para a ausência de um Oscar para o cinema brasileiro é a falta de investimento e infraestrutura adequada. Ao compararmos com grandes potências cinematográficas, como Estados Unidos e Reino Unido, percebemos que o Brasil ainda está em desenvolvimento nesse aspecto.

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

Emil Jannings, vencedor como Melhor Ator, esteve em "A última Ordem" ("The Last Command") e "Tentação da Carne" ("The Way of All Flesh"). Já a Melhor Atriz, Janet Gaynor, atuou em "Sétimo Céu", "Aurora" e "O Anjo das Ruas".

Com o mesmo número de salas, "O Quatrilho", de Fábio Barreto -que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 96-, teve uma audiência de 110 mil na primeira semana de exibição.

Para se inteirar das histórias animadas premiadas pelo Oscar e adoradas aos olhos do público, separamos 5 filmes de animação vencedores aos quais você deve assistir.

  • Pinóquio (vencedor de 2023) ...
  • Soul (vencedor de 2022) ...
  • Wall-E (vencedor de 2009) ...
  • A Viagem de Chihiro (vencedor de 2003) ...
  • Shrek (vencedor de 2002)

José Padilha é o diretor brasileiro de maior prestígio internacional na atualidade.