Que atrai lagartixa?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência.

E tudo bem que hoje é o seu dia, mas não é só por isso que as lagartixas merecem ser exaltadas: esses simpáticos répteis são excelentes caçadores e se alimentam justamente de insetos que muitos de nós não querem ter em casa – como aranhas, moscas, traças, baratas, mosquitos e até pequenos escorpiões.

Isso depende de como e para quem. Uma vez que não costumam se aproximar de nós com facilidade, as lagartixas são bastante inofensivas para os seres humanos. Porém, assim como outros animais, elas também podem carregar micro-organismos potencialmente perigosos.

Vive nas casas e é muito útil, porque se alimenta de insetos daninhos como as traças, mosquitos e etc. Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai para sua caçada, passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de suas presas.

As lagartixas geralmente são atraídas por ambientes úmidos e quentes. Você pode criar uma armadilha que replique esse tipo de clima para atrair o réptil. Faça um buraco pequeno em três lados de uma caixa de sapatos. Coloque algumas toalhas de papel sob a água corrente morna ou quente da torneira.

A Lagartixa pertence à família dos lagartos e no Xamanismo representa otimismo, adaptabilidade, regeneração, sonhos, renovação e transformação. Xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais que engloba práticas de magia e evocações para estabelecer contato com o mundo espiritual.

Eublepharis macularius: 15 anos

O Eublepharis macularius, conhecido vulgarmente por Lagartixa-leopardo, osga-leopardo, ou geco-leopardo é um réptil pertencente à família Gekkonidae.

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência.

O medo exagerado de cães, elevadores, insetos e lagartixas, por exemplo, pode estar relacionado com a incapacidade de lidar com as angústias do dia a dia.

Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.

Mas fique tranquilo, pois as lagartixas mordem com intenção somente os insetos que servirão de alimento para elas. E ao contrário de outros animais, a mordida da lagartixa é indolor e não causa nenhum mal, o que nos leva ao próximo tópico de dúvidas a serem esclarecidas.

Uma lagartixa vive cerca de cinco anos. Cuidar dos filhotes é um instinto que não existe entre elas. Elas vão embora, depois de deixar seus ovos (em geral dois) em móveis pouco usados, em aparelhos de ar-condicionado ou no forro da casa.

Pode ficar tranquilo porque a resposta é bem simples: assim como todos os lagartos do Brasil, as lagartixas não possuem nenhum tipo de veneno ou peçonha. Além disso, elas não transmitem doença ou qualquer outro problema. Muito pelo contrário, ao se sentirem ameaçadas, elas costumam se fingir de mortas.

As lagartixas constantemente desafiam a lei da gravidade andando por tetos e paredes. O segredo acrobático está em minúsculas projeções em forma de pelos que se enfileiram nas solas das patas desses répteis e permitem aderir às superfícies por meio de um fenômeno conhecido pelos físicos como força de Van der Waals.

Assim como qualquer réptil, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa, também conhecida como platinosomose. Entre os principais sintomas, estão: falta de apetite, diarreia, vômito e perda de peso repentina.

Além disso, ovos de lagartixa são colocados, na natureza, em cascas de árvore ou na terra, em buraquinhos ao abrigo de luminosidade, quando isso acontece em ambientes domésticos, elas colocam os ovinhos em alguma fresta protegida, como foi o caso na minha varanda.

“As lagartixas-de-parede caçam insetos, aracnídeos e até pequenos lagartos durante a noite. Já as lagartixas-de-muro aproveitam o dia para garantir alimento, que varia entre frutos, flores e pequenos insetos”, diz. Observar os ovos das espécies também é uma dica valiosa na hora de identificá-las.

Crie barreiras visuais com trepadeiras, gravetos pequenos, pedaços de casca de árvore e até pequenas caixas de papelão. Lagartixas se sentem mais seguras quando escondidas.

Aliás, é importante dizer que os lagartos enxergam mais cores do que os seres humanos. Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão. Por isso, eles conseguem identificar cores ultravioletas, enxergando um mundo com tonalidades muito mais vivas e vibrantes.

O réptil é um grande aliado no controle de pragas domésticas. As lagartixas se alimentam de traças, aranhas, pequenos escorpiões, insetos e uma das presenças mais indesejáveis em qualquer ambiente: as baratas.