Que artista foi considerado o iniciador da pintura abstrata?

Perguntado por: afogaca7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os estudiosos em arte comumente consideram o pintor russo Wassily Kandinsky (1866-1944) o iniciador da pintura abstrata.

A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky.

Tendências do Abstracionismo Geométrico ou Formal:
As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica.

Quais são os Tipos da Arte Abstrata?

  • Abstracionismo Sensível ou Informal.
  • Tachismo.
  • Abstracionismo Geométrico.
  • Action Painting.

O primeiro se inspirou nos movimentos de vanguarda expressionismo e fauvismo, tendo como maior representante o russo Wassily Kandinsky. Esse artista é considerado o primeiro a produzir arte abstrata, realizando diversos trabalhos a partir da experiência sonora e da relação entre a música e as cores.

Nº 1 sem título, primeira aquarela abstrata - Wassily Kandinsky. Considerado o pioneiro da arte abstrata, o artista russo Wassily Kandinsky foi facilmente reconhecido como o membro mais icônico de todo o movimento.

Conheça melhor essa categoria artística e sua representação no Brasil. A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendida como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Hoje a turma consegue explicar na “ponta da língua” que a arte figurativa é aquela que facilmente se consegue identificar em suas formas e a arte abstrata é aquela que não identificamos facilmente, pois foi criada a partir da imaginação do artista.

O maior representante desse movimento foi Henri Matisse (1869-1954), mas houve outros fauvistas como André Derain (1880-1954), Maurice Vlaminck (1876-1958) e Othon Friesz (1879-1949). Vale ressaltar que esses artistas muito contribuíram para o uso das cores puras e formas simples no design.

1. Antonio Bandeira (1922-1967) Um dos pioneiros do abstracionismo brasileiro, Antonio Bandeira se tornou o grande nome nacional do estilo, no exterior. Fez parte do movimento de arte moderna no Brasil e foi um dos fundadores do Centro Cultural de Belas Artes – CCBA, no Ceará.

Essa forma de arte tem como principal objetivo proporcionar aos espectadores uma experiência intangível e emocional, sendo ela completamente diferente para cada indivíduo, dependendo de sua personalidade e do estado de espírito. O primeiro artista a criar arte abstrata como a conhecemos foi Wassily Kandinsky.

A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo. Dentre todos os seus tipos, existe um ponto em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao expectador defini-la.

Um dos primeiros artistas abstracionistas brasileiros foi Alfredo Volpi. Entre os artistas mais importantes brasileiros, destacam-se Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Pérsio, Luiz Sacilotto, Antônio Bandeira, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Lygia Clark, Willys de Castro, Waldemar Cordeiro, dentre outros artistas.

O que ficou conhecido como Abstracionismo Informal, ou Abstracionismo Expressivo, ou ainda Abstracionismo Lírico. Os artistas identificados com este grupo trabalhavam ainda mais sua subjetividade, traduzindo uma forte carga emocional nas obras por meio de cores e formas livremente interpretadas, por instinto.

Abstracionismo

O Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.

Mistura influências do movimento cubista, expressionista e futurista. O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional", abstração geométrica ou arte "não representacional".