Que aparelho substitui o agachamento?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

leg-press

O leg-press é uma boa alternativa para o agachamento. Não significa que é melhor, nem que você deve fazer apenas um ou outro.

Aparelho Smith
É um dos aparelhos mais clássicos das academias. Perfeito para quem tem dificuldade em fazer supino ou agachamento na barra livre. Por estar presa ao suporte, ela evita que você sobrecarregue músculos secundários, focando apenas no principal.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Além disso, o Leg Press 90° pode enfatizar mais os glúteos e isquiotibiais, dependendo da posição dos pés. Entretanto, o Leg Press 90° também trabalha com os quadríceps.

15 agachamentos 3-4 vezes por semana será um bom começo.
Aos poucos, você vai aumentando o número até chegar a 50 agachamentos por dia. Aos poucos você vera que fazer agachamento todos os dias dá resultado e vale a pena o esforço! Recomendamos este artigo sobre Os melhores agachamentos para glúteos e pernas.

Nestes casos, o leg press pode ser um ótimo substituto! Outro ponto a ser destacado é que o leg press é muito interessante para o desenvolvimento de força, quando utilizado juntamente com o agachamento. O que é fundamental em ambos os casos é a qualidade do movimento.

Leg press

O Leg press é o aparelho mais completo em uma academia: os exercícios executados nesse equipamento abrangem todos os principais membros inferiores, fortalecendo a parte inferior das pernas e panturrilhas.

Equipamento fabricado em tubos de 80mm x 80mm com pintura eletrostática e parafusos 3/4 pol. Projetado para treino de força, sem sobrecarga desnecessária nos ombros e coluna lombar, possibilitando agachamentos com máximo de eficiência nos membros inferiores.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Aparelho para glúteo
Esse é um equipamento usado para fortalecer e definir o músculo do bumbum, mas também da perna, da coxa e da região do quadril. É feito com o aluno em posição de quadro no equipamento, levantando o peso com chute para trás. Existem máquinas que o movimento é feito em pé.

Em termos de recrutamento muscular, eles não apresentam diferença significativa.” No geral, a educadora física explica que o agachamento, trabalha principalmente os quadríceps femorais, os glúteos (máximo, médio e mínimo), adutores, os músculos eretores da espinha, os abdominais e os posteriores da coxa.

Sua principal atuação ocorre sobre o quadríceps. Os músculos trabalhados no agachamento no Smith machine são os quadríceps, os glúteos, os posteriores das coxas, a musculatura das panturrilhas e da região lombar.