Que ano passou a novela Tieta na Globo?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

1989

Abertura da novela Tieta (1989). Cena em que Tieta (Cláudia Ohana) é expulsa da cidade pelo pai (Sebastião Vasconcelos). Vídeo produzido pelo Memória Globo com cenas de humor da personagem Perpétua (Joana Fomm).

Na novela, Tieta foi encarnada por Betty Faria. Contudo, Sônia Braga afirmou, em 1996, que o papel já era prometido a ela diretamente por Amado, muito antes das filmagens da telenovela. No ano das declarações, ela lançava o filme "Tieta do Agreste", este sim, com ela protagonizando.

siga o iBahia no Google News! Mangue Seco é um paraíso singular que fica na divisa da Bahia com Sergipe. Após ganhar fama na década de 90 quando serviu de locação para algumas cenas da novela Tieta, baseada na obra de Jorge Amado, o povoado baiano de apenas 200 habitantes atraiu turistas de todas as partes do país.

ZÉ ESTEVES (Sebastião Vasconcellos) — Pai de Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) e Perpétua (Adriana Canabrava/ Joana Fomm).

Bemvindo Sequeira

Além de ator, Bemvindo Sequeira é humorista, autor e diretor de teatro, cinema e televisão. Ele atuou em mais de quarenta peças teatrais e, na televisão, ficou famoso por suas interpretações como o Bafo de Bode, na novela “Tieta” e como “Zebedeu”, em “Mandacaru”.

praia de mangue seco

Aracaju, SE
A praia de mangue seco é paradisíaca e as dunas contribuem com a paisagem.

Aos 81 anos, Betty Faria deu as boas-vindas a 2023 com um mergulho no mar nesta terça (3). A atriz, que até hoje é lembrada pelo papel principal de Tieta (1989), arrancou elogios de colegas de profissão ao colocar as pernas de fora em um maiô branco.

No final da novela, depois de se envolver com Tonha (Yoná Magalhães), madrasta de Tieta, depois da morte do velho Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), e de ameaçar expor a verdade sobre Tieta para toda a cidade, Arturzinho é assassinado.

Qual é o segredo de Leonora em Tieta? Apesar de dizer para todos que era casada com o milionário Comendador Felipe Cantarelli, de quem teria ficado viúva, a verdade é que Tieta se tornou uma prostituta quando foi para a capital paulista.

Filmagens. As cenas da fictícia cidade de Santana do Agreste foram gravadas no povoado de Picado, no município de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia. A cena de primeira vez de Tieta foi gravada no sítio de "Manezinho", um conhecido morador da região na época.

Na novela Tieta o que tinha na caixa da personagem Perpétua era o órgão sexual do falecido marido dela, um militar com quem ela teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello). A personagem de Joana Fomm vivia em luto, frustrada, e sempre tentava tirar vantagem dos parentes.

Em uma atitude ousada, Tieta aceita ser amante de seu sobrinho Ricardo. Outra cena marcante da novela, é quando Perpétua flagra seu filho com Tieta e finge ficar cega para poder fugir da situação. Ricardo então se torna outra pessoa e no fim encontrará o amor com Imaculada (Luciana Braga).

Composição: Boni / Paulo De Sousa.

O paraíso de dunas e praias no extremo norte da Bahia foi cenário da novela Tieta, que esteve no ar entre 1989 e 1990. De lá pra cá, pouca coisa mudou no pacato vilarejo da Costa dos Coqueiros. E isso envolve também as formas de chegar. Mangue Seco fica em território baiano, no município de Jandaíra.

A figura era conhecida como Cadeirudo, por sua silhueta estranha e andar peculiar. Com o sucesso de Tieta, as dunas de Mangue Seco, no litoral da Bahia, ganharam repercussão e o povoado virou ponto turístico.

Osnar e Tieta terminam porque ele não conseguiria morar em São Paulo. Antes que ele saia de sua casa, ela revela que tudo o que Perpétua disse era verdade. Tieta vai embora sem Leonora, prometendo a Carmosina que voltará para ver seu bebê. Osnar e Carol reatam.

Perpétua (Joana Fomm)
Irmã mais velha de Tieta, a quem odeia e a quem denunciou ao pai no passado, provocando sua expulsão da cidade. No entanto, é capaz de bajulá-la ao saber que ela é rica como ninguém. Teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello).

O Bafo de Bode era o bêbado da vila, aquele tipo pobre, sujo e sem casa que se tornara inconveniente para todos os moradores.

Aos 50 anos, o ex-paquito, que atuou em mais de dez novelas e é formado em Jornalismo e Cinema, trabalha agora como professor particular de jiu-jítsu. Cláudio tem ainda um canal no YouTube em que compartilha suas aventuras radicais pelo Rio de Janeiro.