Que ano foi criada a estrela da vida?

Perguntado por: ualbuquerque9 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 17 votos

1963

A Estrela da Vida foi originalmente projetada pela Associação Médica Americana (AMA) em 1963 como o Símbolo de Identificação Médica Universal.

Quanto ao bastão com a serpente enrolada, colocado no centro da estrela, ele simboliza a saúde.

O setor da saúde possui diversos símbolos importantes, como, por exemplo, a Cruz da Vida, que representa o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e os serviços prestados em situações de risco e prevenção de doenças.

Esse ícone é composto por seis faixas, e, cada uma representa uma ação relacionada a emergências médicas: detecção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e hospital.

Qualquer tripulante de ambulância mesmo sendo TAT, pode usar a estrela da vida, pois a mesma não pertence única e exclusivamente do INEM. Desde que nao use a estrela da vida com o R no fundo, como sendo marca registada pelo INEM.

Associação Médica Americana

A Estrela da Vida foi originalmente projetada pela Associação Médica Americana (AMA) em 1963 como o Símbolo de Identificação Médica Universal.

A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.

A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento. Uma lenda relaciona as serpentes à sabedoria, à capacidade de se regenerar (a troca de pele) e à capacidade de curar (através de seu veneno).

ankh

O ankh ou chave da vida é um antigo símbolo hieroglífico egípcio usado na arte e na escrita egípcias para representar a palavra "vida" e, por extensão, como um símbolo da própria vida.

Bastão de Esculápio

Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.

As serpentes constantemente estiram seu corpo para poderem passar por espaços estreitos em seus habitats. Ao passar por esses espaços apertados, as pernas não seriam utilizadas. Se elas tivessem pernas longas, essas atrapalhariam sua locomoção na grama. E se elas tivessem quatro pernas, não conseguiria se movimentar.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Para seus estudos, ele utilizou uma cruz de madeira com 2,34 metros na vertical e 2 metros na horizontal.

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas (hexagrama), também conhecida como “escudo de Davi”. Não se sabe ao certo quando ela foi criada, mas alguns historiadores afirmam que ela é conhecida desde 4.000 a.C. O ideograma da estrela de seis pontas está presente em muitas religiões…