Que ano é a letra Y?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ano-modelo do veículo nos vidros.

ANO1º DÍGITO
1997V
1998W
1999X
2000Y

Consulte pelo site do Denatran pela placa
Com o cadastro pronto, você pode consultar as informações dos veículos que possui em seu nome ou de terceiros, caso deseje comprá-lo. A consulta é muito simples: basta clicar na opção “veículos”, preencher o número de série, o QR code e a placa do automóvel.

Os caracteres finais do chassi correspondem à seção indicadora do veículo (VIS). Tais letras e números correspondem à fabricação do veículo, o que inclui ano e o número de série. O ano de fabricação de um automóvel pode ser representado também por letras, por exemplo, A corresponde a 1980 e Y a 2000.

Há um conjunto de regras gerais sobre quais carros são permitidos na categoria 99 Pop 2023. A seguir, veja o que um veículo precisa ter para ser aceito: Fabricados nos últimos 9 anos, ou seja, de 2014 para cá

Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Como pro exemplo: 20/02/2020. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto. Veja no exemplo abaixo: Neste caso o produto vale até dia 20/07/2020 e o número abaixo é o lote com a hora de fabricação.

Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano. No caso do exemplo acima, o pneu foi fabricado na 31ª semana de 2021.

A resposta, assim como no caso dos outros tópicos, varia conforme o estado. São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre isentam carros com mais de 20 anos de fabricação. No caso de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte o tempo cai pela metade: 10 anos.

O ano de fabricação do carro é representado por letras, de A (1980) a Y (2000), e por números, 1 (2001) a 9 (2009), até que as possibilidades se esgotem e voltem a letras, A (2010) a Y (2030) e mais números. Curiosidade: as letras I, O e Q não são utilizadas no número do Chassi por serem parecidas com os números 1 e 0.

Cada estado tem uma sequência de combinação alfanumérica. Porém, para cada estado é disponibilizado uma sequência inicial e uma sequência final, dentro da mesma letra, algumas letras acabam sendo de exclusividade de apenas um estado, varia de acordo com o tamanho da população de cada estado.

Etiquetas ETA
São pequenas etiquetas autodestrutivas que estão em alguns pontos da carroceria do carro. É exigido que tenham pelo menos duas etiquetas, sendo uma no cofre do motor e outra em uma das colunas das portas dianteiras. Assim como nos vidros, elas possuem os 8 últimos dígitos do chassi.

A Tabela FIPE é atualizada mensalmente e leva em consideração apenas o modelo, a marca e o ano do veículo (lembrando que é apenas o ano do modelo, e não o ano de fabricação).

Através da decomposição dos 17 dígitos do número de chassis, também conhecido como VIN code, podemos descobrir as informações mais relevantes sobre o veículo sem precisar vê-lo pessoalmente. De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito.

Para aprovação do veículo, é necessário o envio dos documentos pelo aplicativo. Consulte o passo a passo aqui. Serão aprovados todos os modelos com até 10 anos de fabricação.