Que ano aprende multiplicação?

Perguntado por: tantunes7 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 14 votos

Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação. O resultado da multiplicação é conhecido como produto. Para encontrar o produto entre dois números, utilizamos a tabuada e o algoritmo da multiplicação.

Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

No 2º ano, você pode compreender o que é valor posicional, aprender a soma e subtrair, conhecer as sequências, identificar formas, comparar capacidade e massa, praticar conteúdos sobre as horas, além de estudar gráficos e eventos aleatórios.

No 3º ano, você pode aprender sobre as operações, encontrar padrões, compreender a ideia de igualdade, conhecer figuras conguentes, estudar diversas unidades de medidas e o sistema monetário brasileiro, além de estudar tabelas e explorar eventos.

Pratique com as velhas e queridas operações de multiplicação 2×2, 2×3, 3×3, para logo em seguida pular para relações mais amplas, como as tabuadas. Um conselho: sugira que a criança substitua o “x” pela palavra “vezes”. Dessa maneira, ela vai compreender que 2×2, é, na verdade, “duas vezes o número dois”.

Adição de parcelas iguais
A construção das tabuadas de multiplicação pode ser feita através de atividades concretas, jogos, músicas, etc. É muito importante que a criança compreenda e construa as tabuadas para, num segundo momento, memorizá-las.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Começar pelas tabuadas mais simples, por exemplo, a do 2, do 5 e do 10, pode ser uma boa maneira de aprender a memorizar as tabuadas. Uma forma de saber a tabuada do nove é realizar essa conta pela união do número anterior do que está sendo multiplicado, com o outro que falta para chegar no nove.

Faça brincadeiras com balões
Para começar, uma dica divertida de como ensinar tabuada é usar balões para fazer brincadeiras com as crianças. Você pode, por exemplo, escrever contas de tabuada sem o resultado em pequenos pedaços de papel, introduzi-los nos balões vazios e em seguida enchê-los de ar.

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação.

No 1º ano, você pode conhecer os números naturais, aprender a soma e subtrair, perceber padrões, identificar figuras planas, comparar comprimentos, praticar conteúdos sobre os dias da semana, meses do ano, além de estudar gráficos e pesquisas.

Matemática. Álgebra, Geometria e Trigonometría.

O 4º ano desenvolve um trabalho voltado para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto. Além disso, busca qualificar a escrita, nos aspectos de vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.

segundo grau, Soma e Diferença de dois cubos, fatoração combinada • Equações do grau, Sistemas de equações do grau, Equações biquadradas e equações irracionais. Simplificação de frações algébricas. Operações com expressões algébricas: operações básicas, simplificação e fatoração.

Habilidade da BNCC
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.