Que ano a luta foi criada?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Há registros também de 15 mil anos atrás de desenhos nas cavernas da França, assim como nos povos de sumérios-acadianos no ano de 3000 a.C. No Egito, por exemplo, há pinturas de lutas do período de 2.400 a.C.

Século XL a.C. - Foi criado, na China, pelo lendário Jakus-Shu, um estilo de arte marcial chamado Chiao-Ti, hoje denominado Shuai Chiao ou Shuai Jiao. Existem indícios que provam que é a primeira arte marcial do mundo. O Shuai Chiao é muito conhecido por ser um dos mais eficazes estilos de Wushu (Kung Fu).

As lutas estão relacionadas a nossa história. Desde os primórdios as lutas estiveram presentes na natureza através dos animais e do ser humano. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade e existem diversos tipos de luta espalhados pelo mundo.

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

As lutas tem suas origens muito antes do homem civilizado, sendo utilizada através dos séculos para a defesa pessoal e sobrevivência. O termo artes marciais vem da terminologia “arte da guerra” a palavra possui origem ocidental latina, sendo uma referência ao Deus da guerra Marte.

A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex- boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado.

1 - Capoeira
A luta teve origem no época colonial e foi criada pelos negros escravizados por portugueses.

Século XL a.C. - Foi criado, na China, pelo lendário Jakus-Shu, um estilo de arte marcial chamado Chiao-Ti, hoje denominado Shuai Chiao ou Shuai Jiao. Existem indícios que provam que é a primeira arte marcial do mundo.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

kung-fu

Sendo provavelmente a arte marcial mais antiga do mundo, o kung-fu surgiu da observação do homem para com a natureza e foi sendo aprimorado ao longo dos anos, gerando diversos estilos em uma única arte marcial.

Exemplos de esportes de combate: boxe, jiu-jítsu, judô, taekwondo, wrestling, kung fu, esgrima, kickboxing, luta livre esportiva, caratê. Dentre eles, boxe, judô, taekwondo, wrestling, esgrima e caratê são esportes de combate olímpicos.

As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa que tem como objetivo a defesa pessoal, o condicionamento físico e/ou a participação em competições.

A palavra “luta” vem do latim lucta e pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem uso de armas. As lutas estão presentes há séculos na cultura de muitas civilizações, seja como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo ou exercício físico.

As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade.

Entre as diversas manifestações de lutas existentes, se encontram as lutas brasileiras.

  1. Capoeira. ...
  2. Jiu-jitsu brasileiro. ...
  3. Tarracá ...
  4. Luta Marajoara. ...
  5. Huka-Huka. ...
  6. Kombato. ...
  7. Vale-tudo. ...
  8. Uru-Can.

Existem várias lutas genuinamente brasileiras. A capoeira, o Huka Huka e o Jiu-jitsu brasileiro, são alguns exemplos.

CAPOEIRA

CAPOEIRA, HUKA HUKA, LUTA MARAJOARA, BERIMBAU E JIU-JITSU BRASILEIRO, SÃO ALGUNS EXEMPLOS. SEM DÚVIDA A MAIS CONHECIDA É A CAPOEIRA.

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.