Que animal se chama cutia?

Perguntado por: ufreitas4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

É um mamífero roedor capaz de fazer reservas de alimento no solo, enterrando sementes e desenterrando nos períodos de escassez de comida. Quando as sementes são esquecidas, germinam e viram plantas. É daí que vem a fama de semeadoras das cutias.

São elas: Dasyprocta azarae, Dasyprocta coibae, Dasyprocta cristata, Dasyprocta fuliginosa, Dasyprocta guamara, Dasyprocta kalinowskii, Dasyprocta leporina, Dasyprocta mexicana, Dasyprocta prymnolopha , Dasyprocta punctata e Dasyprocta ruatanica (WILSON & REEDER, 1993).

Distribuição. Cutias ocorrem em todo o território brasileiro, porém a D. azarae tem sua distribuição restrita à região centro-oeste, sul e sudeste do Brasil, assim como ao oeste do Paraguai e à noroeste da Argentina.

Comem frutos folhas, sementes, raízes e plantas suculentas. Vivem em pares permanentes e área de vida da espécie possui lugares fixos para dormir, comer e forragear. Palavras-chave: Cutia, Dasyprocta azarae, Classe Mammalia, ordem Rodentia, Família Dasyproctidae.

Alimentação Por ser um animal herbívoro, a cutia alimenta-se apenas de hortaliças, como abóbora, tubérculos, como mandioca, grãos (milho e soja), cana-de-açúcar, sementes, coquinhos de palmeiras, castanhas e frutas, como banana, maçã, laranja, mamão, acerola e abacaxi.

Vivem em pares permanentes e sua área de vida é de aproximadamente 2 a 3 hectares, com locais fixos para dormir, áreas de alimentação e trilhas marcadas.

cotio

O mesmo que de cotio.

A carne de cutia é tão apreciada quanto a da paca, mais procurada no mercado de carnes exóticas. A cutia é um animal rentável. Cada 100gr de sua carne contém apenas 123kcl, além disso, é muito rica em cálcio e fósforo.

Curiosidades: As cutias possuem o hábito de enterrar o alimento para armazená-lo e consumi-lo depois. No entanto elas acabam esquecendo o lugar onde enterraram, e acabam se tornando uma das espécies jardineiras da floresta.

Cada casal consegue produzir, em média 2 a 4 filhotes por ano. O custo de cada animal é, em média, R$800.

Cada peça tem cerca de 2,6 kg e o quilo custará R$ 290. Apesar de muito apreciada por seu sabor e baixo teor de gordura (cada 100g tem 124 calorias), a paca é muito cara, pois sua criação exige cuidados especiais no manejo - e licença do Ibama, por ser um animal silvestre.

“A cutia tem papel fundamental como dispersora de sementes. Como ela costuma enterrá-las para uso posterior, desperta espécies que dependem desse procedimento para permanecerem na área", comentou o biólogo.

Principal espécie de Cutia
Portanto, este é um roedor de porte médio que conta com hábitos diurnos, estando ativo depois do nascer do sol e antes do pôr do sol. Também é um animal terrestre que tem o costume de cavar tocas em margens de rios, raízes de árvores e chão da floresta.

As cutias são mamíferos roedores frugívoros do gênero Dasyprocta, elas estão distribuídas em toda a América Neotropical em 11 espécies das quais 9 ocorrem no Brasil.

Considerada exótica, a carne de cutia – que hoje também é criada em cativeiros – tem sido cada vez mais procurada e apreciada pelo paladar dos brasileiros. Isso porque sua carne branca é macia e bastante saborosa..

Roedor, cujo nome significa “animal que come com as mãos”, não pode ser criado dentro de casa, precisa de muito espaço. Elas se alimentam de um pouco de ração, mas a base da alimentação das cutias são verduras, frutas e legumes.

A carne é apreciada pelo sabor suave, levemente adocicado e o baixo teor de gordura (apenas 124 cal a cada 100 g) e é rica em proteínas, cálcio e fósforo. A consistência e o modo de preparo são similares ao da carne de porco. A pele até pururuca como a de um leitão.

Esses roedores se comunicam entre si por vocalizações. Quando há perigo, emitem um som de alarme semelhante ao latido de um cachorro.